sexta-feira, 15 de setembro de 2006

Quando Tudo Começou


Tinha 11-12 anos quando numa Escola de 2.º Ciclo em Faro, fui seleccionada para participar, com outros colegas, no Campeonato Regional de Escolas de Atletismo. Não me recordo em que participei, mas foi aí que tudo começou. Foram os melhores anos...

Orientada pelo Prof. Silvino, prolonguei esta experiência no Desporto Escolar durante pouco tempo, porque entretanto tornámo-nos numa equipa federada, a competir nas provas regionais e algumas nacionais. Foram anos de muita brincadeira, mas também de aprendizagem.



Alguns anos depois, passei a treinar sob orientação do Nica, que já treinou diferentes equipas em Faro. Com a Casa do Benfica, a minha experiência foi curta, até cerca dos 19 anos, depois de eu ter voltado de um ano de estudos na capital. Mas, novamente, conheci um grupo fantástico e foram, outra vez, tempos de diversão... Ainda fiz algumas provas por esta equipa, do Algarve ao Alentejo, mas por aqui me fiquei.


Cerca de 2 anos depois, resolvi experimentar uma modalidade que já há algum tempo me andava a entusiasmar: o triatlo.


Sempre fui um bicho irrequieto, nunca gostei de me acomodar à rotina. Por isso, encontrei no triatlo, um desporto que me permitia variar entre 3 modalidades . Contudo, o triatlo tem uma limitação: a disponibilidade para treinar uma média de 10 horas semanais. Na altura, tinha de de me deslocar até Loulé para nadar nas piscinas municipais e actualmente se o quiser fazer (apesar de viver noutra cidade), terei novamente de me deslocar.

Resolvi, então, experimentar treinar com o Clube Juventude das Fontaínhas. A minha primeira prova foi em Portimão, foi excelente a sensação de finalmente estar a realizar aquele sonho. Do que me lembro, após esta prova penso que ainda fiz outro tri em Oeiras mas de resto a maioria tratou-se de Duatlos, que também foram engraçados. Mas nos duatlos, ficamos mais limitados, caso uma das nossas fraquezas seja o ciclismo, como me acontece.



Neste clube, fiquei também apenas uma época. 1.º Morava a cerca de 40 km do Clube; 2.º Queria dedicar-me mais aos estudos;3.º Bem, acho que não houve uma terceira razão...

Já não me lembro bem por que realmente deixei de treinar. Deve ter sido por desmotivação, certamente...

Desde aí, há cerca de 7-8 anos que não estou envolvida no desporto federado. Gosto da competição, mas mais pelo ambiente de convívio, de resto é muito sofrimento e pouca diversão, para quem quer realmente atingir resultados. Gosto sobretudo do convívio e da descontração: estas são as palavras-chave para o meu envolvimento nestes desportos.


Entretanto,... vou fazendo umas provazitas aqui e ali, apenas para manter os ossos em forma.


Boas corridas!

Sem comentários:

Enviar um comentário