quinta-feira, 4 de julho de 2013

Triatlo de Oeiras 2013 e a Tomada de Decisões


A 9 de Junho disputei em Oeiras a minha terceira e última prova de triatlo deste ano, naquela que é uma das minhas favoritas na distância sprint.

O que dizer desta prova? Mais uma vez o resultado não foi o que eu desejava, mas já o esperava assim, aparte da natação em que me desorientei, perdendo assim tempo e energia preciosos.

E como decidi nessa manhã não me deixar envolver pela pressão de atingir bons tempos, tomei a decisão ali mesmo no areal, de desfrutar da prova e assim terminá-la mais feliz comigo própria. 

E assim foi. Fui feliz nessa manhã.

O resultado final foi o seguinte:

00:17:44 (750m) - 00:42:31 (20km) - 00:24:28 (5km)- Total: 01:24:44 


Chillin'


Aqui é sempre difícil manter o sorriso! :-)





Já no final, a desfrutar da companhia do Cláudio, João, Rita e Luís.

Esta época foi um pouco ingrata para mim em termos de forma física, ora por desmotivação ora por gripes ou mal-estares físicos que me afectaram os níveis de energia (falo é claro, ainda, de Quarteira, cuja ausência me ficou entalada, da 1/2 de Lisboa, e da semana anterior no triatlo de Isla Canela). Assumo que não foi uma época feliz para mim. Treinei bastante em termos de volume, especialmente no ciclismo, mas ainda assim não sinto que tivesse atingido a minha melhor forma de sempre. Criei expectativas para a minha evolução neste desporto, que saíram goradas. Este ainda não foi o meu momento.

A mente é decididamente a parte mais importante deste nosso Todo. Trabalhei a resistência física, mas a mental tem andado em desgaste, pelas mais variadas razões.

E por isso decidi que, nos próximos tempos, treino apenas com o objectivo de me melhorar e isso não implica necessariamente ficar mais rápida, apenas mais forte, física e mentalmente. Voltar a ganhar gosto pela actividade física que pareço ter perdido um pouco nestes últimos tempos é a outra parte deste objectivo. 

E por isso agora não há planos de participar em provas nos próximos meses, a não ser para me divertir e   conviver com outros colegas.

E desta forma, espero reabastecer os meus níveis de energia e voltar a sentir-me confortável com todos os meus desempenhos desportivos, qualquer que seja o meu ritmo/ velocidade, sem quaisquer frustações por não corresponder a expectativas impostas por mim própria.

Life is short! Don't take it too seriously!


4 comentários:

  1. Compreendo as sensações... Vou parar de treinar durante um mês para voltar mais forte e com mais vontade pela actividade física! Força e aproveite para umas férias!

    ResponderEliminar
  2. Lénia, quem aqui chegue e leia este parágrafo «Esta época foi um pouco ingrata para mim ...» ficará a pensar que foi uma época para esquecer. Sim, houve provas em que as coisas podem não ter corrido como esperavas e provas que tiveste de falhar por problemas físicos. Mas, como tu não disseste, digo eu: esta foi apenas a época em que tu fizeste em grande nível um triatlo longo, em que, de seguida, nadaste 1,8Km, pedalaste 100Km e correste 19Km. Tu lá sabes, mas para mim, só este feito, esta enorme conquista, vale por toda a época desportiva.
    Mas vai lá para as tuas férias sabáticas desportivas recuperar forças físicas e mentais. Mas só até ao finald e Agosto, porque em Setembro é para voltar a dar no duro!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo empenho e dedicação .
    Abraços e bons treinos

    Romildo

    ResponderEliminar
  4. quer dizer que vais passar "definitivamente" para o outro lado da força!!!
    peace, love, rock and run...
    não há nada como encarar os desafios na boa sem stress, sem objectivos, apenas para ser mais um que chega ao final!!!
    boa sorte...

    ResponderEliminar