Às vezes, é mesmo assim... Não sei se é desânimo, se é cansaço, mas tenho necessidade de parar, não nadar, não pedalar, não correr... E fica sempre aquele sentimento de culpa e receio de que isto dure para sempre. Mas, no fundo, sei que não durará toda a eternidade. Bastam-me três dias de "reset" e volto à carga.
A culpa é a pior parte que me impede de desfrutar com tranquilidade estas pausas. Embora eu saiba porquê...Duas razões: uma, alimento-me mal, levando o meu corpo a uma overdose de açúcar, e, duas, acredito piamente que o trabalho conquistado nos últimos meses irá todo por água abaixo em 3 dias.
Analisando bem penso que estas pausas são mais prejudiciais do que benéficas, mas como impedir que o desânimo seja maior que a vontade de prosseguir?
Bem, chega de conversa, o melhor mesmo é ir curtir este intervalo, pois amanhã volto a entrar em acção.Boas corridas!
Lénia, acredita que não estás sozinha nessas 'dúvidas existênciais do desportista'. Eu também as tenho. Por vezes, nos dias que treinamos, sentimos uma força enorme, como se logo a seguir fossemos capazes de fazer mais um treino bem puxado. Sentimos que seriamos capazes de treinar assim todos os dias. Mas ... uma noite sono, o acordar no dia seguinte é o suficiente para que o corpo nos faça cair na realidade, lançando sinais de aviso: o cansaço que não havia na véspera, uma dor aqui uma dor ali.
ResponderEliminarNisto, nada melhor que ouvir aquilo que o corpo tem a dizer. E se ele pede paragem, acredita que quase sempre se deve fazer a vontade. Acredita que esses dias de reset, com excepção do cuidado que se deve ter sempre na alimentação, serão sempre benéficos para a forma. Apesar de pensarmos o contrário, o corpo não vai perder o treino dos últimos dias. Vai sim, regenerar-se e recuperar pequenas mazelas.
O senão é mesmo a boca, que é mais difícil de dominar. Eu nesses dias de reset é queando acabo por fazer mais asneiras. E depois lá vem a tal culpa por sabermos que os excessos não vão ser eliminados com exercício físico.
Sabes que mais? O importante é mesmo curtir as pausas, os treinos, e não deixar que também isto seja mais um foco de stress. para isso já basta o trabalho e outras crises financeiras :)
Parar/descansar também faz parte do treinamento!
ResponderEliminarFábio
www.42afrente@blogspot.com