segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

In Ludo





Nos últimos dias, só tenho treinado dia sim, dia não. Mas mais vale assim, que nada. Estou a tentar que as pernas, em particular, as articulações se comecem a habituar à CCL de mais de 60'. Pretendo começar a prolongar as sessões já este fim-de-semana para os 80'. Depois disto tenho de começar a integrar sessões mais rápidas, com algumas acelerações e fartlek. Vamos ver...
Na sexta-feira fiz uma corridinha de 1h10' no Ludo, a.k.a. zona inserida no Parque Natural da Ria Formosa, entre Montenegro (Faro) e São Lourenço (Quinta do Lago).
Já não corria lá há quase dois anos, quando me andava a preparar para a Meia de Lisboa, na companhia do meu pai. É uma zona que requer companhia, especialmente no caso das mulheres.
É que até o meu pai, quando corria, foi surpreendido por um senhor que estava com calor naquelas partes. Ora, se há quem se exiba para um homem...para uma mulher, pior.
Mas na sexta, arranjei companhia do meu ciclista/ fotógrafo/ assistente.
Fiz um percurso que normalmente faço em 58' nas calmas, mas como o meu ciclista ficava parado a tirar fotografias, tive de voltar para trás, algumas vezes para marcar o ponto. Este é um percurso preferido de muitos atletas aqui da zona. É muito arejado, com paisagens bonitas, e muito plano. Além disso, é possível dar voltas diferentes de forma a prolongar o treino, e a tornar o percurso mais interessante.
No início da corrida, cruzámo-nos com a Ana Dias, aliás atleta muito frequente naquelas redondezas. Há anos que a encontro por ali a treinar...
Zona muito rica em flora e fauna, encontrámos muitos patos, tanto nos lagos, como na ria e nas salinas. Também é possível encontrar flamingos lindos, por volta de Outubro, Novembro, a mudar de cor.
Quase no final da corrida, avistei um coelhinho que se atravessou no caminho. Saltitou por ali fora, de orelhitas erguidas.
Foi uma corrida agradável, penso eu, de fazer inveja aos Machada Runners.
Ontem, domingo, dei uma volta aqui pela zona, até à praia da Falésia, já à tardinha. Foi 1h15' de prazer e calmaria, já com a noite a cair.
De manhã tinha andado por ali a passear com o clã, pela praia e caminhos da Falésia. Tirámos fotos e caminhámos bastante, em ritmo de baby steps. O meu peixinho já quer fazer corridas com a mamã. Pode ser que ainda o convença a correr como benjamim, daqui a uns tempinhos.
Hoje não há corridas, amanhã se verá!

3 comentários:

  1. Olá Lénia! Reconheço perfeitamente o sítio que descreves, estive aí perto, de férias, uma semana em Agosto 2006 e ia para esses lados treinar.

    Vejo as fotos e recordo-me bem. Passava pela Quinta do Lago (acho que era isso) e chegava quase a Faro (o "quase" é relativo, mas tu deves estar "a ver" o que quero dizer.

    Excelente sítio para treinar sim senhora! Nada atrás da Mata da Machada (do Zen) onde também já treinei.

    Ia sozinha, mas nessa altura como era Verão, nunca senti qualquer "perigo".

    Fico contente por te ter voltado a vontade de treinar! Força aí!Estás muito bem na foto! Continua!

    Um beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Olá Lénia

    Bem... isto dos perigos também pode ser ao contrário. Nós também podemos ser um "perigo" quando corremos, eu conto. Num dia de Primavera há uns anos atrás enquanto corria na Mata num dos meus habituais percursos, deparo-me inesperadamente ( e digo inesperadamente pois foi mesmo inesperado)com um casal "apaixonadissimo" no "explendor da relva" ( a Ana deve estar a dizer, "o Zen saiu cá um contador de histórias..."). Bem, não tinha alternativa, passei, pedi desculpa e continuei e penso que eles também...O pior ainda estava para vir para estes "apressados amantes" ( podiam ter escolhido um sítio mais "recatado" ali não havia falta deles), é que uns metros mais há frente cruzo-me com um pelotão de fuzileiros em sentido contrário.

    Acerca do teu treino, tenho inveja sim senhora! Não porque nunca treinei por aí, mas porque tenho saudades de treinar aí. É que ainda tenho gravado na memória umas tardes de verão a correr na ria em Tavira.

    Então, temos maratonista?

    Quanto ao fotografo , tem que treinar tirar fotografias em andamento.
    "Olha mãe sem mãos..."

    Bons treinos

    ResponderEliminar
  3. Olá, Ana, já és cá da casa, hum?!
    Pois é Ana, és mais corajosa que eu. Eu há uns anos ia para o Ludo sozinha, mas com a idade, tenho desenvolvido um medo às coisas, que nem sei explicar...
    Com companhia vou, sozinha vou mesmo evitar, até pelo menos aprender a correr mais depressa (tipo Flash, pernas para que vos quero).
    E sim, voltou-me a vontade de correr dias antes do Ano Novo. Tenho de estar capaz e em condições para ir correr contigo, para ver se te acompanho pelo menos nos primeiros 5 kms. E já agora, obrigada pelo e-mail e comentário. Beijinhos.

    Zen, já agora obrigada pelo "balão", já ando a treinar para juntá-la ao meu repertório.
    Qto à tua história, pois...mais uma vez, ossos do ofício! Esta juventude tem as hormonas descontroladas...Também gostam de ar puro.
    Maratonista?!!!! Xiii!!!Não me imagino nada nessas andanças, por enquanto. Por agora venham umas Meias.
    Pois é, o fotógrafo só queria era fotografar as flores e os pássaros...foi sorte ter calhado em duas delas.
    Um abraço, Zen. Obrigada.

    ResponderEliminar