domingo, 21 de janeiro de 2007

The Warrior



Na quarta-feira passada fui experimentar fazer algo pelo qual ansiava há muitos anos, desde a minha adolescência: uma sessão de Yoga (ou yôga, para ser mais correcta). Tinha a ideia preconcebida de que esta arte era sobretudo praticada por pessoas de idade, com problemas articulatórios.

Esta minha noção errada do yoga foi-se alterando ao longo dos últimos dez anos, mas mesmo assim, achava (até há 3 dias atrás) que era algo muito suave, demasiado suave para mim.

Meu Deus, como me enganei! Ai, ui! (estes são os sons que as minhas costas e abdómen faziam, na manhã seguinte)

Desde o Verão que uma amiga minha, a Natacha, começou a praticar yoga. Sente-se e respira melhor, está mais calma, mais flexível e com melhor postura. Falava sempre das suas aulas com muito entusiasmo. Nessa altura comecei a ficar motivada e tentada a experimentar. O tempo passou e essa decisão passou a ser algo que quis adiar até ao novo ano de 2007. E assim foi.

Na quarta-feira apresentei-me na aula da Sol, uma instrutora argentina muito simpática. Nunca pensei, mas os exercícios, aparentemente fáceis, foram quase impossíveis de executar, no meu caso. Senti-me muito enferrujada. Tentei posições que não fazia desde os meus 10-12 anos de idade. Mas aprendi que através desta prática o nosso corpo tem a capacidade, com algum treino, de voltar atrás no tempo, em termos de flexibilidade e força.

E é esse o meu objectivo, recuperar força e sobretudo flexibilidade, que tenho vindo a perder ao longo dos últimos anos. Esta aula surpreendeu-me bastante. Tomei consciência que afinal não estou nada em boa forma física. O nosso corpo precisa de uma manutenção mais diversificada. Aquilo que o Yoga me pode oferecer, com certeza, a corrida e o ciclismo não o podem fazer. E o contrário também se verifica. Por isso, anuncio aqui que doravante, gostaria de me tornar uma praticante assídua de Yoga. Acredito que a minha corrida poderá beneficiar imenso com estes exercícios.

( na foto, uma das posturas mais famosas: virabhadrasana n.º1 ou O Guerreiro.)

Quanto à corrida, ora aqui vão os treinos desta semana:

dia 15, segunda - 35' com algum Fartlek incluído (à noite, sozinha, no escuro, com medo, muito medo) + 3 acelerações com inclinação;

dia 17, quarta - 1h30' yoga

dia 19, sexta - 1h05' ccl

dia 20, sábado (2.ª corrida online) - 1h30' ccl

7 comentários:

  1. Por acaso também gostava de experimentar uma aula de Yoga porque eu sou daquelas que pensa que a yoga só serve para meditar e mais nada.... mas sei que estou enganada.

    ResponderEliminar
  2. O Yoga para além de tudo o que mencionas é a única actividade que consegue a conjugação de vários factores importantes para o nosso corpo: profundo relaxamento, tranquilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.

    ResponderEliminar
  3. pa velhinhos??
    e pilates? check it out.
    C

    ResponderEliminar
  4. Ola; entâo é para quando a proxima saida.
    boa continuaçâo

    ResponderEliminar
  5. Então e novidades???? Tens pouco tempo para nos dedicar não é verdade?
    Um beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Já estou a ver, a Lénia torna-se uma mulher Zen e eu o Zen torno-me num dos seus discipulos: nos Yogas, nas comidinhas macrobióticas, meditação, música oriental e viagens espirituais ao Tibete.

    Que tal?

    Não foste ainda para o Tibete pois não? è que não te tenho visto por aqui.

    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  7. Yoga...

    Há cerca de quinze anos e durante cerca de dois anos tive aulas de yoga. Posso dizer-lhe que foi das coisas melhores que tive na vida.

    Hoja continuo a aplicar, e com muito proveito, na minha vida diária, muito daquilo que aprendi no yoga.

    Por isso o meu conselho é que continue.

    José que também corre

    ResponderEliminar