terça-feira, 24 de julho de 2007

Estou feliz

À chegada à Lagoa de Sto. André,
a analisar a linha da Meta e a admirar a paisagem que rodeia a lagoa.

Já passaram quase três dias desde que corri. No sábado passado rumámos até à Lagoa de Sto. André e tudo correu bem.
.
Saímos do Algarve fora de horas, por volta das 14h30. Ainda queríamos ir visitar os avós em duas localidades diferentes, em S. Domingos e em Santiago do Cacém. A poucos kilómetros de Sto. André, é verdade, mas as visitas à família querem sempre prolongar-se, ainda por cima, quando temos uma avó querida que fez bolo e pudim e espera que nos sentemos e comamos aquilo tudo, após o almoço. Infelizmente não comi nada, e a visita foi curta. Eram quase 16h quando chegámos a S. Domingos e ainda queríamos ir a Santiago fazer a outra metade das visitas. Mas lá o fizemos, e os velhotes acharem aquilo meio confuso : "Então, e tu sabes correr?", "Ah, mas e depois não te doem as pernas?", "Ah, a Lénia está mais cheinha, está boa!" (Ai, estes elogios até me quebram a alma, mas pelos vistos ter boa perna (?) é sinal de saúde por aqueles lados, que se há-de-fazer?!).
.
Bem, partimos para a Lagoa de Sto. André já eram 17h40 , e nós nem fazíamos bem ideia do caminho a tomar e as inscrições eram até às 18h. Mas como todo o drama que não é drama, lá chegámos a tempo e horas. Ao ver aquele frenesim de gente em volta da área do Secretariado, senti um friozinho no estômago. Já há uns meses que não vinha a uma corrida.
.
Estava um pouco preocupada, apesar de não me ter doído os joelhos nessa semana, pensava sempre que não ia aguentar a pedalada. E o mais curioso é que ao começar a aquecer, comecei a sentir uma leve dor num joelho. Fiquei logo ali desmoralizada. Mas também pensei: "Que se lixe, agora vou em frente, nem que esta seja a última corrida da minha vida!"
.
Ao inscrever-me, ainda perguntei ao senhor que visse se estava uma tal de Ana Pereira inscrita. Mas nada, o computador não registava esse nome. Pensei logo que não ia encontrar caras conhecidas no meio daquele turbilhão de gente. Mas encontrei.
.
Perto da linha de partida, olhei para o lado e vi a aquecer uma rapariga muito elegante, que logo reconheci. Era a Ana Paula Pinto. Cumprimentei-a e ainda trocámos algumas palavras. Muito simpática, claro.
.
Na linha de partida, encontrei a meu lado o Eduardo Santos e outros elementos da equipa O Mundo da Corrida, inclusive a Alice Roma. Ainda reconheci a cabeça do Zé Magro, vi o Rui Lacerda e ao longe o António Pinho.
.
Ao longe, da linha de partida, via-se a rotunda que ficava a meio de uma subida que se prolongava por cerca de 1 km. Pensei cá para mim que seria uma sorte aguentar até àquela rotunda...
.
Pum! E partimos pela estrada fora e pelos passeios fora. Éramos muitos, cerca de 500 atletas.
Fui devagarinho, e animada fui pela conversa dos meus companheiros de estrada. Quando reparei já estava praticamente em cima da rotunda, com o meu pai a correr a meu lado a perguntar-me se me doía alguma coisa. A resposta foi negativa. Sentia-me bem até àquele momento.
.
Continuei alerta, a controlar o ritmo. Cerca do quarto km, vejo os atletas a fazer o caminho de retorno. Começo então a animar as caras conhecidas: o Eduardo, o Helder, o António P., o Zé Magro, a Eliana, a Ana Paula... Por esta altura, sinto-me óptima e vejo que, provavelmente, não há perigo. Sinto correr em mim, um fio de adrenalina pelo meu corpo e apresso a passada. Em poucos minutos já estou a descer até ao ponto de retorno, e sinto-me bem. Ao fazer a subida que indicava o caminho de volta, sinto-me óptima. Ainda pensei em refrear a passada, mas para quê?! Sentia-me capaz de fazer mais, mesmo com o vento a pressionar-nos de frente.
.
Lá fui. Passei por algumas caras conhecidas e cruzei-me com outros com quem tinha iniciado esta corrida. O resto da corrida foi perfeita. Senti-me liberta, como se me tivessem tirado as amarras. Na descida que antecedia a meta, receei pelos meus joelhos, mas fiz o que me apetecia e mandei tudo às urtigas.
.
Foi uma corrida feliz, pouco sofrida e muito fresca. Para o ano lá estarei, se Deus quiser.
.
No final, tive oportunidade de me encontrar com outros companheiros, nomedamente, o Victor Silva, o Rui Lacerda, o Zé Magro e o Ventura Saraiva.
.
Depois do esforço, a festa. A junta de freguesia está de parabéns pelo jantar. Houve comida para todos, atletas, família e povo, em geral. Cada um serviu-se de peixe, carne, pão, batatas fritas, fruta e bebidas. O meu pai e marido assaram as sardinhas.
Apesar da poeira e do frio que se instalou com o cair da noite, passámos ali um bom bocado com um pequeno baile e pessoas animadas, e além disso, as sardinhas estavam gordas. A pele até saltava. Tirei algumas fotos da festa, e houve até quem pensasse que eu era a fotógrafa de serviço, dispostos até a pagar!Ainda pensei em dar-lhes um orçamento...:-)
Bem, e assim foi esta experiência de correr em terras do Alentejo.
Já descansei domingo e segunda, hoje volto à estrada, para mais uns kilometritos.
Até à próxima, companheiros...
Bons treinos!

A partida dos atletas.



Eu devia estar muito bem escondida lá para trás.
Já na descida a caminho da meta, em suspensão.


O meu peixinho estava a "puxar" por mim, nesta altura.

Depois da chegada.
Mas tanto levantamento de pesos, e onde estão os músculos?

Ventura Saraiva, José Magro, eu e Rui Lacerda




O ambiente da festa

As sardinhas gordas da costa alentejana.

8 comentários:

  1. Olà Lénia;
    parabéns péla sua corrida.
    bélas photos , quem me déra estar ai para éssa sadinhassa, que bon nâo é;
    entâo ésse joélho , paresse que a dore nâo passa, é preciso descanço.

    ResponderEliminar
  2. Olá .Quero deixar aqui os meus parabéns pela tua entrega e dedicação na corrida e pelo resultado também. Desejo que o joelho melhore e permaneça bom para que possas corre sempre que desejes.
    Gostei muito da tua simpatia e alegria que era bem visivel em teu brilhante sorriso.
    Agradeço também as belas fotos pelas quais felicito o fotógrafo.
    um abraço e tudo na bom para ti na corrida e na vida em geral
    Zé Magro

    ResponderEliminar
  3. Lénia,
    Quase que a baba me caía pelos cantos da boca, ao ler as tuas palavras simpáticas! Com que então, "rapariga elegante!!" A isto é que eu chamo um elogio.

    Gostei de te conhecer. Tal qual imagiava e transpareces no teu "Diário". Simples, afável e muito simpática. Parecia que já te conhecia há muito tempo...

    Olha, só uma coisinha...não me trates por "você". Eu, esponteamente trato-te por tu. Faz o mesmo, está bem?

    Parabéns pela tua prova.
    Beijinho
    Paula

    ResponderEliminar
  4. Hola. Soy español (de Cádiz) y el sábado tuve la suerte de participar en la Corrida Lagoa de Santo André. Me hubiera gustado haber conocido antes tu blog y así haberte saludado.
    Me gustó mucho la carrera y también me gustó Sines, Porto Covo y la Lagoa.
    Un saludo y perdón porque no se hablar ni escribir portugués.

    Andrés.

    ResponderEliminar
  5. Positive vibrations...

    é o blogue da Lénia, pois claro!


    Boas corridas e... good vibrations.

    ResponderEliminar
  6. Olá minha amiga Lénia!
    Fico feliz que tenha conseguido atingir o seu objetivo. Realmente isso é motivo de grande alegria para nós corredores!
    Amei as fotos... Principalmente aquela que vc está correndo e está "no ar"!!! Demais!
    Bom, outro dia vc esteve no meu blog e me fez umas perguntas... Só agora tive oportunidade de visitá-la e vou responde-la.
    1. A tabela que eu coloco no lado direito do meu blog é uma figura. Eu faço no Excel e colo a tabela num programa de figura e salvo como figura. Depois incluo-a como figura. (será que consegui explicar?)
    2. A marcação dos minutos por kilometros... Então, normalmente as provas aqui no Brasil, temos marcamos a cada km. E no meu relógio eu tenho a função "lap", onde eu simplesmente aperto um botãozinho e depois fica resgistrado a informação dos tempos que eu marquei.

    Um super beijo!
    Espero que eu tenha conseguido esclarecer suas dúvidas!

    ResponderEliminar
  7. parabéns lénia.
    agora é só continuar.
    força.
    ab

    ResponderEliminar
  8. Lénia Bom dia.
    Gostaria de convidar vc para visitar nosso Blog http://4corredores.zip.net e pedir a vc que deixe sua impressão a respeito. Coloquei o seu blog como indicação no meu e se vc quiser fazer o mesmo com o nosso esteja a vontade.
    Queria também te parabenizar pela corrida e dizer para vc continuar sempre nesse ritmo. Um grande abraço
    Marildo Nascimento

    ResponderEliminar