sexta-feira, 20 de julho de 2007

Um pedaço desta terra


A minha praia habitual.







O peixinho gosta muito deste parque!
.
Amanhã é o grande dia!
Amanhã volto a participar numa corrida: os 9 kms na Lagoa de Santo André. Já desde Fevereiro que não ia a uma corrida à séria.
.
Estou muito contente porque desde terça-feira que não me doem os joelhos. Mas na quarta fui correr apenas 30' e no final fiquei com um pé muito dorido. Foi uma dor que me apanhava todo o peito do pé, em especial quando andava ou flectia os dedos dos pés. Mas não houve problema, pelo menos não eram os joelhos. Tentei não forçar o pé na quarta e na quinta, e apliquei gelo e Reumon. Hoje quando acordei senti melhorias (Ufa! Que alívio! Estava a ver que agora tinha arranjado outra desculpa para não conseguir correr...), e por isso fui até ao ginásio testá-lo bem na passadeira. Fiz 30' e não houve dor. Perfeito!
.
Não me inscrevi na corrida, mas sei que posso inscrever-me in loco até às 18 horas. Fixe!
.
Esta semana pensei que mesmo que andasse com dores, ia na mesma, porque se não fosse ia ficar muito desiludida. Praticamente não tenho corrido. Tenho feito algumas corridinhas de 30' a 40', duas a três vezes por semana, mas nada mais longo do que isso. E tenho pena, anseio por aqueles treinos de uma hora, uma hora e meia, que fazia há uns meses atrás. E o engraçado
é que quanto mais o meu corpo me tenta impedir de fazer aquilo que gosto, mais vontade tenho de o fazer.
Ponho-me a ler artigos, fóruns, relatos de pessoas que correm kms às dezenas...e fico com inveja. Tenho receio que deixe de poder fazer isso. Nem quero pensar que tal possa acontecer. Afinal, a corrida é das coisas que mais gosto de fazer e aquilo que melhor me faz à mente e ao corpo.
.
Vamos ver! Ainda não é desta que a máquina me dobra o espírito.
.
Amanhã já sei que vou ser uma vergonha para mim própria. A minha média por km nos treinos tem andado à volta dos 6 minutos, por isso sei que não vou fazer muito menos do que isso na corrida. Tenho andado muito cautelosa! Cada passada que dou é estrategicamente planeada: onde ponho o pé no chão, onde vou pôr o pé da próxima vez, como estão a reagir os joelhos, reduzir a velocidade em qualquer declive. Afinal o que eu ando a fazer é, nada mais, nada menos, do que andar a poupar os joelhos para que isto não se agrave e eu possa continuar com estes treininhos de mariquinhas... Sim, de mariquinhas. É que eu nem acelerações faço, com receio de avariar a máquina...
.
Uma coisa em que tenho pensado muito nestes últimos dias é na importância da nossa saúde. Dêem muito valor à vossa saúde. Isso mais que tudo, é o que nos permite fazer aquilo que mais gostamos e sermos as melhores pessoas que podemos ser.
.
Hoje, para o fim-de-semana, lembrei-me de reunir umas fotos de Quarteira, a partir do site Flickr.
Afinal a cidade-vila do caos urbanístico não é assim tão má...
.
Boas corridas!








3 comentários:

  1. olá lénia
    boa prova e nada de stresses, o corpo sabiamente vai encontrar o seu ritmo.
    mariquinhas a 6'/km? essa é a minha zona preferida e é a que previne lesões. portanto ... fogo à peça e depois da tempestade há sempre, mas sempre, mas mesmo sempre, aquele raio de sol pequenino que é, afinal, onde começam os dias limpos, azuis e radiosos.
    ab

    ResponderEliminar
  2. Ola Lenia!
    Espero que a prova tenha corrida dentro das suas espectativas e sem dores.

    Saudações desportivas

    www.maratonazinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Espero que tenha corrido bem a prova e quando digo isto é a desejar sem dores e acima de tudo bom divertimento. ;)
    Já corri muito já tive muitas dores muitas frustações. Agora pratico desporto algumas vezes em competição mas com outra mentalidade a de fazer a competição sem me aleijar e chegar aos limites do meu corpo sem os uiltrapassar demasiado. Acima de tudo não perder a diversão que na altura esse dia de prova me proporciona na companhia de amigos e no meio que me rodeia e gosto. Felizmente que os meus petizes ("peixinhos" como gostas de classificar o teu petiz carinhosamente) também parecem gostar do ambiente. O meu mais velho com 9 anos, já anda todo entusiasmado no BTT e já fez duas provas do regional do Minho a correr na classe acima da dele. É por eles agora que corro, acho que vendo o pai como exemplo os motiva também para a prática do desporto.
    Aqui vai um link com os dois atletas abraçados... :)
    http://fotos.sapo.pt/abrasar/pic/000dw5az/

    ResponderEliminar