segunda-feira, 16 de julho de 2007

Verão doce-amargo

Monte Gordo, 19 horas, 14/ 07/2007

Este fim-de-semana dediquei-me em exclusivo à família. Não pensei em correr, pensei apenas neles. Mas no fundo, fiquei um pouco triste por não ter ido à corrida da Baía de Lagos, da qual tive conhecimento na sexta-feira. No sábado, decidi que era melhor não arriscar os joelhos, deixá-los descansar, isto se eu quisesse ir a Santo André ( e no caminho ir visitar os avós). Fizemos praia na praia de Almargem e também em Monte Gordo. Que maravilha de dias que por aqui temos tido.
.
Nem acreditei quando vi as fotos do Raid Melides-Tróia...Parece que São Pedro andou por lá a pregar partidas aos veraneantes. Vi as fotos da Ana e algumas do Eduardo Santos no Mundo da Corrida. Muito giras!
No domingo pensei nesses malucos! Como é preciso estar bem preparado para fazer 43 kms a correr em areia solta a meio do Verão, hein??!!! Gostava de lá ter estado para assistir à grande prova das areias. Bem, pelo menos tenho as fotos e alguns relatos. Espero que todos se tenham divertido, tanto a correr como a assistir.
.
Na semana passada treinei os 5 dias consecutivos. Foram treinos muito lentos, quase auscultados. Fui sempre alerta para qualquer dor. Não tive dores.
Por isso dedidi ser inteligente e parar durante o fim-de-semana, não fosse o Diabo tecê-las.
.
Não sei porquê, as dores voltaram no sábado à noite, em especial quando subia lances de escadas com o meu peixinho de 13 kgs nos braços. Ontem, percebi que o melhor era passar o testemunho ao pai nas escadarias.
Depois, apliquei Reumon e por dentro amuei...Sim, por dentro parece que ganhei uma melancolia. Ainda há dois dias corria pela estrada fora, tão contente...parecia que estava a voltar aos velhos tempos de joelhos sãos.
.
No sábado de manhã fui fazer uma ecografia aos joelhos. Ia com a esperança que detectassem alguma coisa, que me dessem algum tipo de diagnóstico, para que pudéssemos proceder de imediato ao tratamento...Mas não! O senhor disse que não via nada, que ia apenas aconselhar uma ressonância. Eu logo ali, pensei: "Fixe! Parece que isso das ressonâncias não costuma falhar!"
Agora só espero que o médico de família consiga que eu não pague a totalidade dessa ressonância, que cada uma, a cada joelho, custa nada mais, nada menos que 290 euros (no mínimo). Mas a consulta só será a 3 de Agosto. A ver vamos!
.
Esta tarde quero ir correr. Aplico mais um bocadinho de Reumon, e lá vou testar estas canetas. Depois quando voltar, gelo e mais Reumon.
.
É desta que se calhar vou começar a tomar a tal da Glucosamina. Nunca fui adepta de suplementos. Não confio muito nestas coisas. Alguém por aí toma disto?

9 comentários:

  1. Olá Lénia
    Bom morar perto da praia. Hoje estou mesmo sem palavras, apenas vim desejar uma óptima semana (preferência na praia).
    Não sei se conhece este Blog…


    www.cparaquedista.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Pois é Lénia! O Raid Melides Tróia é daquelas coisas: ficamos a olhar com uma admiração para quem acaba aquela prova, que olha... só vendo. Quer demorem 4 horas, quer demorem 6 horas, vê-los chegar é... admirar deuses em terra.

    E eu, assim como já tinha feito no ano passado, ali passei o dia.

    Absolutamente por amor! Não que andasse o meu amor a correr, mas por verdadeiro amor. À corrida e como também adoro fotografia, olha, e ainda como gosto muito de praia, estás a ver... tinha de estar ali de máquina em punho.

    Foi um verdadeiro prazer. Nem a chuva miudinha, o frio e o céu cinzento me conseguiram estragar o prazer que tive.

    Lénia, não te deixes esmorecer. Trata do joelho, sabes como eu como correr nos faz bem.

    As melhoras e um beijinho grande
    Ana

    ResponderEliminar
  3. a partir dos trinta a garantia expirou, passamos a viver 'a custa de pecas usadas...temos de aprender a viver com as pecas que temos...
    Paciencia e estar informada e' a palavra chave. google it que vais encontrar muita informacao e assim podes fazer as perguntas certas ao medicos.
    Perder peso diminui a carga sobre os joelhos.
    Evita carregar pesos desnecessarios.
    Correr com sapatilhas mais "cushioned' amortece o impacto nos joelhos.
    dobrar os joelhos 'a frente da linha dos pe's aumenta a carga sobre os joelhos
    ficar inactiva pode ser tao mau como fazer de mais, natacao e ciclismo mantem as "dobradicas" lubrificadas e previne o "decay" muscular.
    tenta fazer alguma fisioterapia com alguem que tenha experiencia em joelhos e corredores para te ajudar a fortalecer os musculos certos.
    A glucosamina e' apenas um acucar aminado que promove a formacao de colagenio, um dos componentes da cartilagem. por isso so' depois de comeres 3 quilos por dia e' que podes sentir qq efeito secundario.
    pelo o que disseram (expecialista em medicina desportiva), estudos em cavalos e caes demonstraram eficacia a prevenir e promover regeneracao da cartilagem. em humanos parece ser mais controverso. Pessoalmente nao me salvou de operacoes para a osteoartrite, mas continuo a tomar pelo sim pelo nao. Varias pessoas dizem sentir efeitos positivos. contudo os efeitos apenas se fazem sentir passados cerca de 3 meses, tempo necessario para a formacao de colagenio extra. Conclusao: toma diariamente e tenta ver se ha' algum efeito.
    Boa sorte,
    C

    ResponderEliminar
  4. olá lénia
    concordo com a sugestão de tentar um fisioterapeuta, ou osteopata ou alguém credenciado que tenha experiência com atletas. muitas vezes é necessário mexer no sítio certo para ir ao lugar.
    força nisso, boa sorte,que a claque cá está a torcer pelo regresso em pleno.
    ab

    ps. - chata? nunca!

    ResponderEliminar
  5. Olá Lénia.
    Dou-lhe os meus parabens pelo seu blog. Como também tenho a maluquice pelo atletismo, decidi lançar num blog. Estou no inicio, desde já fica o meu endereço; http://maratonazinha.com.

    Bons treinos

    ResponderEliminar
  6. Correção do endereço
    http://maratonazinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pela visita ao meu bloguezinho.......
    Bem Lénia desde já lhe digo que nao sou da "elite", dedico algum tempo ao atletismo, quando tenho disponibilidade.
    Sim em principio devo ir ao Porto, mas se houver uma maratona fora que seja compativel com o orçamento -:), vou experimentar.
    Uma boa continuação na blogesfera e Bons treinos

    ResponderEliminar
  8. Olà Lénia;

    sim çâo coisas que nos temos aforça de correr. assim como eu jà nâo psso correr mais que uma hora.
    aminha hanca ja nâo dà mais , os cartilagens estâo aficar desgatos.
    o seu joêlho é preciso descanço.
    as suas sapatilhas é preciso muda-las entre os 800 e 1000 kms;
    boa continuaçâo.
    boas pequenas saidas.

    antoine

    ResponderEliminar
  9. Olá Lenia,
    desde ja o meu grande obrigado por visitar o meu blog tambem. Ainda bem, que a descricao do meu treino na Lagoa, lhe serviu para ter uma ideia do percurso.
    Sabado la estaremos
    Nuno

    ResponderEliminar