quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Conciliar a Vida com a Corrida



Há uns dias que não punha aqui as mãos. E também há uns dias que não ponho os pés numa bela corridinha. Para me lembrar do último dia em que corri, teria de ir ao ipod...Muito high-tech, não é?
.
Amanhã em princípio vou correr, mas como tenho de ir muito cedo, antes das sete da manhã, não posso prometer nada. É que entretanto a minha vida profissional sofreu uma mudança, assim como os meus horários, que dantes eram muito flexíveis. Agora tenho de entrar ao serviço às 9 horas (como o resto da população portuguesa), antes ainda vou deixar o miúdo na creche, e só volto a sair às 18h15 a tempo de apanhar o miúdo até às 18h30 (o limite para a creche). A partir daí seguem-se os afazeres domésticos (o jantar, preparar o dia de amanhã, arrumar a cozinha e tratar de alguma roupa, engomar, estender, etc...). Assim sendo tenho perfeita consciência que vai ser tramado conseguir ir treinar à tarde ou ao anoitecer.
.
Amanhã deveria estar a sair de casa às 6h50 se quisesse fazer uns bons 40 minutos de treino e alongar um bocadinho, para ainda vir a tempo de tomar um duche, arranjar-me, tratar do miúdo e do almoço.

Mas para ser sincera, ainda não sei se me apetece e já estou com receio de nunca me apetecer levantar-me tão cedo. É que eu sou daquelas pessoas que preciso de umas belas 8 horas completas de sono para me sentir revigorada, e isso nem sempre é possível.
.
E ainda por cima, na segunda fui a uma consulta médica daquelas que é necessário para o trabalho, em que a médica que me consultou me disse que eu não devo correr, só devia marchar...Quando ela me disse aquilo, pensei para mim: "Tá bem, tá..." Dizer aquilo a uma pessoa como eu, é mesmo falta de sensibilidade e tacto. Então, diz-se daquela maneira uma coisa destas? Deixar de fazer umas das coisas que mais gosto de fazer nesta vida. Mais valia dizer-me para deixar de comer. Sempre era mais fácil, olha e perdia logo os 5 kilos a mais, olha e depois caía para o lado, olha, mas era feliz, e olha, morria satisfeita. Agora, não correr? Mas isso cabe na cabeça de alguém?
.
E pronto, chega de queixas.
.
E vocês como é que fazem? Corredores por este mundo fora? Como conciliam trabalho, família, viad social e o prazer de correr?

5 comentários:

  1. Sou assídua visitante do seu blog, e realmente é uma insensibilidade dizerem-nos para parar de correr. Tenho 2 filhos e sei bem como é dificil conciliar com a corrida, embora os meus sejam mais crescidos (11 e 7 anos) e também preciso de 8h para me restabelecer. a cordar cedo para correr sempre me foi dificil, já o fiz na época de verão, mas é dificil. E agora que os dias são cada vez mais pequenos,e escurece mais cedo...ui!! e o frio...meu deus...mas ainda tenho amigas que me ficam com os miudos para eu ir correr...é bom ter amigos..Beijocas e boas corridas Fátima Vieira.

    ResponderEliminar
  2. Arranjar tempo para treinar não é nada facil para os comuns do mortais...penso só irá consegueguir treinar se tiver a colaboração de alguém para lhe ficar com o filhote ou para lhe fazer as tarefas domésticas...
    O seu marido não lhe pode dar uma ajuda?

    José Neto

    ResponderEliminar
  3. Achas que o facto de em média 90% (ou pouco menos) dos atletas nas provas serem homens, se deve a quê, Lénia?

    Estou a falar de provas! Não de Minis e Caminhadas acessíveis a todos, mesmo aos que correm uma única vez por ano. (como essas corridas das mulheres, que depois do dia da prova, simplesmente se evaporam).

    Como treinam as mulheres? Queres que fale de mim? Acho que já não é preciso...

    Uma mulher com filhos, para treinar com regularidade tem de ter alguém que partilhe com ela a vida! A vida! A casa, os filhos, as compras, tudo!

    E ainda assim, não é fácil, com os empregos longe de casa, o tempo perdido nos transportes, mas se todas as tarefas forem divididas, as dificuldades para treinar igualam-se tanto para mulheres como para homens, e aí num futuro utópico, talvez cheguemos a ter número igual de homens e mulheres numa meia maratona, por exemplo.

    Os amigos? Sim, até nos podem ficar com os filhos, mas sempre esporadicamente, não por sistema.Deves saber disso.

    Tens de ter muita força! Mesmo com a ajuda que o teu marido te dá (creio), tens de ter muita força miúda!!

    E ... pior que correr pouco (poucas vezes, devagar, etc), é não correr nada. Vai fazendo o que podes, sem sacrifícios de super mulher, pois estas acabam por se armar em mulheres aranhas e depois caem de cabeça do 12º andar até se estatelarem no solo.

    Um beijo
    Ana Pereira

    ResponderEliminar
  4. olá Lénia
    sou um madrugador por gosto e necessidade e por isso corro às 6 da manhã, antes de pegar na miudagem para preparar e levar à escola. mas percebo que os bio-ritmos são diferentes (felizmente, pois se fossemos todos iguais isto era muito chato).
    acontece que por vezes as agendas não permitem correr a essa hora e tenho que fazer como ontem, p.ex., correr pelas 22h.
    nos períodos mais apertados tento rentabilizar o fim de semana, e quando é preciso lá saem 2 treinos de seguida, deixando maior flexibilidade para durante a semana.
    não há naturalmente fórumlas, mas se servir deixo um incentivo e uma força para não desistir da ideia de "se mexer", pois a correr ou de outra forma qualquer, isso é o essencial, não perder o gás.
    bons treinos
    até breve
    ab

    ResponderEliminar
  5. Ora viva Lénia!
    Não podia deixar de participar nesta conversa!
    Corro à 26 anos, comecei solteira, casei, tenho 2 filhos, comecei a trabalhar aos 17 anos e resolvi ir estudar para o ensino superior aos 34 anos até aos 38!!! O pior estava para vir... agora esta vida itinerante... isto td para vos dizer que nunca deixei de correr, é mm muito importante para mim! Mas, tive a sorte de constituir família com uma pessoa que gosta mais de atletsmo do que eu. Apesar disso tenho feito alguns sacrifícios para não prejudicar mt a família nomeadamente treinos de madrugada, mas quem corre por gosto...
    Vá lá Lénia o sacrifício vale a pena, não há melhor terapia para o corpo e para a mente do que correr
    Beijinhos e bons treinos
    Vitorina Mourato

    ResponderEliminar