segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Bad, bad knee!


Este fim-de-semana corri no domingo, pelas 8h15. Foram 80 minutos , um pouco duros para mim. As pernas andam muito pesadas. Sinto que ainda não tiveram tempo para se adaptar às distâncias mais longas. Mas acabei muito bem, além de que até tive direito a uma excelente companhia do meu vizinho N., que me acompanhou durante uma hora.
.
À tarde é que comecei a sentir o joelho direito a dar sinal, sempre que precisava de me baixar.
E à noite já sabia que tinha ali novamente a minha lesão a despertar. Hoje tenho a dor presente, até parada a sinto, ainda leve, mas sinto-a a latejar ao de leve.
.
Estou preocupada, mas vou tentar não dar muita importância a isto. Hoje vou descansar e amanhã vou tentar fazer uma corrida leve de 20 minutos para avaliar a situação. Se correr bem amanhã, vou fazer uns treinos mais leves (curtos) até ao fim-de-semana.
.
Estou um pouco desmoralizada, admito. Tentei poupar-me, fazer tudo muito bem, com aquecimentos, alongamentos e descanso. E mal tentei prolongar os treinos, lá veio a impeditiva da dor. Podem vocês pensar que o meu problema é uma pequena dor, mas não. O meu receio é que isto aumente ao ponto de eu nem poder andar normalmente. E que evolua ao ponto de algum médico me dizer que eu nunca mais posso correr. Ena pá, isso era a minha "morte"!
E o interessante é que o joelho nem deu sinal de forma a que eu me precavesse. Treinei bem, acabei bem. E só depois a dor se manifestou.
.
Não é nada justo. Logo eu que nem saturo em demasia as articulações. Nunca tenho uma dor muscular, nem nada. Agora esta mald... articulação é que me anda a tramar a vida. Todos os anos me obriga a paragens de 2-3 meses, impede-me de fazer uma das coisas de que mais gosto de fazer. Quando penso nisto, fico fula cá por dentro!
.
Quero ir a Cascais no dia 3 de Fevereiro! Nem que vá fazer só os 5 kms, mas vou.
.
Qual 5 kms, qual carapuça! Não gosto de provas curtas... Quem estou eu a enganar? Isto vai para a frente, amanhã tiro a prova dos 9. Se me continuar a doer, fico de descanso o tempo que for necessário, nem que seja até ao dia 3. E aí vou à prova, às cegas, sem treinos. Mas que se dane! Vou.
.
Bem, isto é só um desabafo...É um pouco repetitivo, mas é uma situação dolorosa para mim. Não percebo porque é que isto tem de acontecer. Vejo pessoal a treinar kms e kms, e sem estas chatices... E depois há quem me diga, que o problema é eu não fazer mais kms... Eu digo que é o material que veio com defeito, ou é o peso extra a massacrar os pobres dos joelhos, eu sei lá...
.
Já não sei quem tem razão...

7 comentários:

  1. Tens de ter paciência Lénia! E ser forte!

    Mas em minha opinião o ser forte reside não em andar a correr com dor, mas sim em procurares ajuda para tratar esse joelho.

    Cascais está à porta! Já vi que estás disposta a ir em frente, custe o que custar. É a tua escolha, força!

    Desejo sinceramnete que essa dorzinha se desvaneça pois quero muito ver-te lá! Como no ano passado!

    Mas se a coisa persistir (nem que seja depois de Cascais) vais procurar ajuda para te tratares, ok?

    Um beijinho e espero que isso passe. Faz treinos no máximo até uma hora... digo eu... mas quem sou eu?

    Ana

    ResponderEliminar
  2. Oi, Lénia!!!
    Que maravilha que você me achou! Que maravilha encontrar outra adepta da corrida!
    Que bacana que me linkou aqui!
    Estou muito feliz com tudo. Menos com seu joelho. Que lástima isso. Eu tive problemas crônicos de joelho e tornozelo, curei com acupuntura. Aliás, fiz a preparação pra maratona com acupuntura e quiropraxia. Já experimentou? Eu sempre recomendo a meus amigos.
    Um grande beijo. E espero que a gente se fale mais vezes. Boa sorte e boa recuperação!

    ResponderEliminar
  3. Olá Lénia,

    Descobri hoje o teu blog enquanto procurava informação sobre os 20km de Cascais.

    Costumo treinar no paredão de Oeiras...às vezes vou até Cascais, outras até ao Estoril...depende :-)

    Sou tipo para valer 1h55m numa 1/2 maratona. Nada de especial. Mas também comecei a treinar apenas há uns meses. Anteriormente fumava, era sedentário.
    Agora dou por mim a fazer 50-60 km por semana.

    Pela minha experiência, não devias fazer nenhum teste ao teu joelho. Não devias correr até deixar completamente de te doer. E devias ir a um médico! Sério.

    E pensa positivo. Estás lesionada. Não precisas de arranjar desculpas para não fazer a Corrida do Fim da Europa no próximo fim de semana. Já alguma vez fizeste? É de ficar com as lágrimas nos olhos :-)

    Boa sorte para a tua recuperação.

    Treinas de acordo com algum plano? Posso ajudar-te se quiseres a definir um plano de treino adaptado às tuas necessidades e objectivos.

    Pedro

    PS - O vento é mesmo chato. para mim, pior do que qualquer outra coisa...(sol, frio, chuva)

    ResponderEliminar
  4. Obrigada aos três por deixarem os vossos comentários.

    Pois é, tenho mesmo de tentar tratar deste joelho, que 2 ou 3 vezes por ano, nos últimos 2 anos, tem me obrigado a parar.

    Há meses atrás estive para marcar uma ressonância magnética, mas ... estupidez minha, perdi a receita médica do médico de família (que no meu caso, é um senhor muito especial e algo difícil). Foi uma receita que teve de ser autorizada pela directora do centro de saúde e tudo, e eu simplesmente perdi-a.
    E ainda não tive coragem de voltar ao médico para pedir outra.
    E depois, passou-se o seguinte, as dores passaram...
    Pois é, parece que tenho mesmo de tratar disto. Talvez uma acunpunctura, como a Lúcia mencionou.
    E para o Pedro: olha, não treino, segundo nenhum plano específico. Para já não tenho espírito e disponibilidade para seguir coisas muito planeadas. Mas tenho acesso a planos de treino a que às vezes recorro só para saber qto preciso treinar para fazer determinada prova. Sou assim! Incorrigível nestas coisas.

    Beijinhos para os três!

    ResponderEliminar
  5. Ai,ai...qualquer dia arranjas aí um sério problema no joelho e tens que ir à faca. Tenho um amigo que está há mais de 1 ano sem correr. Começou com uma dorzinha...não ligou. A sério, tens mesmo que ganhar coragem e tratar disso!

    Quanto ao plano de treino. É importante não nos limitarmos a correr. Assim, a evolução é pequena. Mesmo sem tempo, devemos variar os nossos treinos. Ritmo lento(recuperação), ritmo normal de treino, treinos intervalados, fartlek, repetições. Se fores variando, vais ver que os resultados começam a ser cada vez melhores...e com eles vem a motivação para fazer ainda mais.

    Boa sorte! Também estarei em Cascais.

    ResponderEliminar
  6. Querida! Boa tarde!
    Agora vi o seu primeiro comentário lá no meu blog, e fiquei ainda mais encantada por ter me achado!
    Como é bom saber que sirvo de inspiração pras pessoas em algo tão maravilhoso quanto a corrida e a atividade física em geral! E é sempre bom encontrar outras mulheres como eu; somos poucas. Mesmo aqui no Brasil somos pouquíssimas comparadas aos homens. E aqui também somos mal-interpretadas muitas vezes.
    Um beijão!

    Ah, meu e-mail é lulubrito@gmail.com

    ResponderEliminar
  7. olá Lénia
    fica uma força para recuperar rápido.
    alternar corrida com caminhada nos treinos e talvez até na prova pode ajudar. sei que é difícil disciplinar e não dá vontade de parar de correr mas pode ser uma estratégia para não forçar durante o tempo todo.
    muito gelo, muito gelo!
    beijinho
    ab

    ResponderEliminar