quarta-feira, 5 de março de 2008

Sue's Road Runners: new running buddies

Sábado 1/03/08 - Lénia, Amanda, Jill e Sue


Runaid bottle

Boas notícias para mim e para a comunidade feminina ligada à corrida, aqui no Algarve: encontrei mais amantes da corrida e a poucos kms de distância.

Há duas semanas atrás entrei em contacto com Shirley e a Amanda, as aventureiras que vão atravessar o Algarve a correr numa semana.

Descobri através delas que um grupo de senhoras se encontra todos os sábados em Albufeira para correr (mas também às quartas em Silves). Esse grupo foi iniciado há uns poucos anos pela Sue Howard, que se iniciou na corrida já após os 40/ 50 anos de idade.

É uma senhora inglesa, de uns olhos azuis muito luminosos a combinar lindamente com o seu sorriso radiante. É ela que tem unido estas mulheres, planeado percursos, organizado encontros. Ela é no fundo a grande gestora, orientadora e motivadora deste grupo, que tem vindo a crescer bastante.

A sua próxima meta é a meia da Ponte 25 de Abril.

No sábado, dia 23 de Fevereiro, às 7h30 lá estava eu à entrada de Albufeira, pronta para um daqueles treinos matutinos, de que tanto gosto. Mas desta vez, com a vantagem de ter companhia e, ainda melhor (pois é raro), companhia feminina! Foi uma corrida debaixo de chuva, mas deliciosa. Foram cerca de 50 minutos por estradas estreitas pelo campo. Uma delícia!
No sábado passado, no dia 1 de Março, porque estava um dia excelente o grupo era maior e composto de várias nacionalidades, mas curiosamente eu era a única portuguesa. Saí de casa às 6h40 da manhã, pois desta vez o encontro era às 7h. Como típica portuguesa cheguei ao ponto de encontro às 7h03 no meu relógio, cheia de orgulho por ter conseguido chegar a horas. Cheguei e nem viv'alma! Ninguém! Fiquei surpreendida porque nestas coisas, os ingleses não brincam, they are always on time!
Pensei ir embora, mas depois decidi esperar até às 7h30 porque aí viria outro grupo que vem apenas para a volta dos 5kms . Perto das 7h30 começam a chegar as primeiras corredoras. Fui falar com elas sobre o que se teria passado com a Sue. Elas indicaram-me que lá estava o carro dela, e que concerteza ela teria partido exactamente às 7h. Eu ainda retorqui: "Mas eu cheguei cá a horas, às 7h03!" E uma senhora disse: "Ah, então chegaste atrasada!" Pois...

Nada melhor do que começar o dia com uma lição aprendida. 7h03 quando a hora marcada eram as 7h, é chegar atrasado! A sociedade portuguesa em geral (e eu em particular) não está habituada a cumprir muito bem esta bonita regra social do cumprimento dos horários, também como sinónimo de respeito pelo outro. Eu estou ainda a aprender, tenho de enfiar na cabeça que quando me comprometo com alguém devo lá estar antes da hora, não em cima da hora ou julgar que tenho sempre tolerância de 5 minutos. É que, de facto, a maioria dos portugueses julgam que existe uma regra, que se chama Regra de Tolerância dos 5-10 minutos. Mas a verdade é que não existe, é uma ilusão e um desrespeito para com os outros.

Bem, continuando...

Às 7h30 a Sue, a Jill e a Amanda apareceram (já com 30 minutos nas pernas) para se encontrarem com o grupo das 7h30. Eu desculpei-me (Sue, não volta a acontecer! Sorry, it won't happen again!)) e prossegui com elas. No final, o meu relógio marcou 1h40 para 16 kms de puro deleite. Elas totalizaram 21 kms nessa manhã.

A companhia foi óptima, conheci novas pessoas, e a manhã estava esplendorosa. Tal como disse durante a corrida (I'm in heaven), fui ao céu e voltei. Correr naquelas circunstâncias (no campo) e acompanhada, foi definitivamente muito bom. No final ainda tive direito a um presente: uma garrafinha de água especial e muito prática (run aid bottle), oferecida pela Jill e pela Sue, que entretanto já usei mais vezes. Obrigada, girls!

Conheci a Amanda, que é uma das raparigas que vai estar a correr o Algarve de uma ponta à outra em Maio por uma boa causa. Simpática e humilde, parece que tenho ali mais uma amiga! Vejam aqui o site delas.

Para quem quiser aparecer para uma corridinha, venha aos Sábados às 7 ou às 7h30, ao Café Guerreiro à entrada de Albufeira vindo das Ferreiras, antes da ponte pedestre em direcção ao Parque de Campismo.

No próximo sábado não estarei lá, vou até à Covilhã. No domingo (se não me atrasar!) espero estar em Vila Franca de Xira, para os 14,5 kms da Corrida das Lezírias, se possível na companhia da amiga Ana Pereira.
Beijinhos.

2 comentários:

  1. Lénia, tenho lido o teu diário de uma corrida, que acho maravilhoso, pela forma simples como relatas os teus treinos, as tuas ambições, as tuas metas. Também vou fazendo as minhas pequenas corridas e sempre que tenho oportunidade junto-me aos populares para celebrar a vida e ser apenas mais um entre tantos. Como verifico que não vais à ponte 25 de abril, espero poder encontrar-te no dia 13 de Abril na corrida do grande Carlos Lopes. E porque não fazes a vontade ao marido benfiquista e vais correr a 3.ª corrida do SLB? É verdade, coincide com a data de Vendas Novas, mas eu fui o ano passado à corrida do SLB e é fabulosa, passas por dentro do estádio, corres com a Vanessa, enfim, é o máximo. Deixo o meu contacto se quiseres deixar um olá: nuno.correia@ine.pt Bons treinos e continua a escrever porque o espírito de quem gosta de correr, está presente!

    ResponderEliminar
  2. Mandem este convite para a Sport Life. Vejam os mails em www.revistasportlife.blogspot.com
    Saudações desportivas

    ResponderEliminar