quinta-feira, 17 de abril de 2008

Quarteira Runners








Há cerca de 2 semanas, inspirada pela minha querida Susan Howard que iniciou a equipa SUE'S ROAD RUNNERS, decidi apelar à mulherada para que iniciássemos juntas um grupo de corrida/ jogging apenas para mulheres.

Distribui folhetos como o que está acima, pedi às amigas que falassem com as amigas, falei com os colaboradores de algumas empresas ( a loja Jocadesporto, a pastelaria Beira-Mar e o restaurante Caseirinha em Quarteira) para que espalhassem a palavra sobre esta iniciativa.

Quarteira não tem cultura desportiva, isto é, a população, em particular o pessoal da minha faixa etária entre os 25 a 40 anos, nunca foi incentivada para a prática desportiva nesta freguesia. Nunca houve muitos clubes a motivar a população em geral e só nos últimos anos é que temos verificado algum "movimento" nesta área.

Actualmente, já vemos muitas senhoras entre os 40 e os 70 anos a caminhar no calçadão, mas poucas miúdas. No Verão a Junta de Freguesia toma algumas iniciativas para animar o turista. Já temos também 2 grandes eventos a tomar uma grande dimensão como o Triatlo e os 15kms de Estrada de Quarteira mas parece-me que ainda podíamos animar o cenário mais um bocadinho...

Quem não conhece Quarteira bem não se apercebe, mas temos aqui neste concelho de Loulé condições fantásticas para a corrida, caminhadas, ciclismo, BTT, natação em open water, e mais não sei o quê... E para isso temos os pinhais, as Falésias, as praias, a serra, bom tempo quase todo o ano (excepto este ano)...

Voltando ao assunto! Isto tudo porque eu pensava que não iria aparecer praticamente ninguém ontem. Mas a Susan deu-me força, dizendo que concerteza ia aparecer gente, nem que fosse apenas uma. Ela lá tinha razão.

Bem, ontem à noite eram 6 mulheres, incluindo eu, na Praça do Mar em Quarteira às 7h30 da tarde! Ficou muito satisfeita com a presença delas, no mínimo...

Eu, a Célia, a Natália, a Sónia, a Susana e a Suzete lá estivemos a marcar presença e a diferença. É que mesmo sem experiência de corrida (pelo menos metade), elas tiveram motivação suficiente para aparecer. Metade de nós somos mães, umas vieram de longe, outras estavam cansadas de um longo dia de trabalho, mas lá estavam, sem desculpas e com muita vontade.

A Natália e eu como mais experientes nestas lides tentámos sempre apoiá-las e acompanhá-las.

Começámos com 5 minutos de marcha, e depois intercálamos com corrida. Sempre a controlar a respiração muito bem, elas mantiveram-se firmes durante 1h30 de treino.

Escolhemos um percurso natural para este convívio. Fomos até à praia e atravessámos o pinhal (clicar na foto do percurso para aumentar).

No final para rematar fizémos 3 sprints/ acelerações, alguns abdominais e trabalhámos bíceps, tríceps e glúteos, concluindo com os típicos alongamentos.

Penso que elas gostaram. Esta primeira sessão durou mais do que o previsto porque o pessoal entusiasmou-se, prolongando o percurso inicialmente planeado.

Acho que se elas se mantiverem fiéis a este esquema, dentro de 1 mês já estarão a correr durante mais tempo, tendo desenvolvido mais força de pernas e resistência.

Mas como o objectivo destas sessões é ganhar Boa Forma e Boa disposição, tudo foi atingido ontem a 100%. Até durante o treino distribui panfletos pelas mulheres e raparigas que caminhavam pelo percurso. Tive sempre o cuidado de explicar que não era só corrida, porque senão já sei que ninguém aparece.

Espero que na próxima semana elas apareçam novamente, assim como mais rookies, porque lá estarei para puxar por elas.

Provavalmente irei alterar o esquema na próxima vez: vou dividir o pessoal em grupos de ritmos diferentes, mas a fazer quase o mesmo percurso. As mais experientes irão fazer mais distância, enquanto que as principiantes irão fazer metade do percurso, com o objectivo de começarmos e acabarmos ao mesmo tempo. Gostava era que ninguém sentisse que há uma grande separação entre os dois níveis, mas não sei como será possível. Aceitam-se dicas!

Até à próxima! E força miúdas!

Ah, e já agora passem a palavra à mulherada:

Quartas às 19h30 em Quarteira (Praça do Mar)

Domingos às 9h00 no Ludo - Faro (Pontal)

7 comentários:

  1. Fantástico Lénia, grande ideia. O que interessa é mesmo as pessoas se mexerem e também o convivio, pois todos nós temos vidas ocupadas mas temos de ter tempo para nos darmos algum valor e pensar na saúde. Parabéns pela iniciativa.Força nisso.
    Fátima

    ResponderEliminar
  2. Grande pinta Lénia!!!

    Isso é que é iniciativa e força de vontade!

    Ainda te vamos ver a organizar uma prova... já sei que vontade não te falta e isso é fundamental.

    Força rapariga!

    Um beijinho
    Ana Pereira

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns pela iniciativa, Lénia.

    ResponderEliminar
  4. Olà Lénia;
    boa iniciativa.
    boa continuaçâo.
    antonio

    ResponderEliminar
  5. Parabéns, Lénia.

    A ideia é excelente e os resultados vão aparecer.
    Quanto ao "conflito" entre performances das mais experientes e das que se iniciam -penso eu - será "obrigação" das mais experientes abrandarem os seus ritmos e duração do treino, para não desmotivar ninguém. Qualquer coisa tipo treino leve igual para todas e, como complemento, então, poderá ajustar-se a intensidade ao "traquejo" de cada uma das atletas.

    ... E isto é lá dica que se dê ?!
    Mas, como pode "baralhar e dar de novo" ...

    O importante é que se o "Corridinho" é coisa do passado, que seja a "Corridinha" do presente e do futuro.

    Não desanime, Lénia. Não desanime.

    Beijinho.
    Fernando

    ResponderEliminar
  6. Olá Lénia

    há muito tempo que não visitava o teu blog.
    junto-me a todas as vozes que te felicitaram anteriormente, pela iniciativa.
    é fantástico existirem pessoas que distribuam sorrisos e motivem para uma vida mais saudável. sem dúvidas que foram momentos de grande prazer.
    se morasse por aí, podes crer que me juntava a vós.

    beijinhos

    paula pinto

    http://alemvirtual.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  7. Boa iniciativa, mas também venho aqui lembrar que o CDQ – Centro Desportivo de Quarteira existe e também temos pessoal que faz jogging.

    Podemos auxiliar tecnicamente, apoiando com métodos de treino, para que uma pequena caminhada no dia seguinte não nos impeça de nos levantar da cama.

    Podem nos encontrar no Estádio Municipal de Quarteira todos os dias menos Sábados e Domingos das 19:00 às 20:30 e no sitio de Internet http://www.cdq.co.pt/ ou MSN: cdquarteira@gmail.com

    Saudações Desportivas,

    João Santos

    ResponderEliminar