quinta-feira, 26 de março de 2009

À Carga com o passarinho

O tempo disponível tem sido pouco. Por isso só hoje é que consegui vir aqui deixar algumas palavras.

Todas nós mulheres-mães-esposas, sabemos como é complicado gerir o nosso tempo, com todos os nossos deveres profissionais e familiares mas, felizmente, tenho conseguido gerir as minhas vidas de forma mais ou menos equilibrada.
Com muito empenho, vontade, apoio do marido, e com um quase sentido de dever, tenho conseguido dedicar-me àquilo que me faz sentir mais viva - o desporto.

Tenho de admitir que tem sido uma roda viva lá por casa: saio de casa pelas 6h30 e nalguns dias só regresso às 20h30, ainda com família e jantar para orientar. O meu truque tem sido: take it easy, o mundo não vai desabar só porque a pilha de roupa para engomar já chega quase ao tecto e a casa precisa de ser aspirada. Nestes momentos convenço-me sempre de que o fim-de-semana está quase a chegar e aí sim tratarei desses pormenores.


Ainda não sei se farei o Triatlo de Quarteira, mas pelo sim, pelo não, já estou inscrita. A decisão será tomada dentro de 8 dias.

Mesmo que não vá, preciso de treinar como se fosse, pois treinar por objectivos é o que me dá todos os dias motivação para acordar cedo e sair porta fora.
.
Das 3 modalidades, a que me está a dar mais dores de cabeça neste momento é a que sempre foi a minha preferida: a corrida. Por incrível que pareça é aí que estou a ter mais dificuldades.
.
Uns simples 30' são suficientes para me fazerem sentir terrivelmente pesada. Não me sentia assim na corrida há muito tempo. Tenho cerca de mais 3 kilos que há 6 meses atrás, mas quando corro sinto-me com mais 100 kilos. Penso que o problema seja simples: falta de treinos e excesso de peso. Solução? Correr mais e comer menos. Simples, não é? :-)
Quanto a treinos - os últimos dias têm sido aproveitados da seguinte forma:

Seg., 16/3
1.000 mts natação
-
Ter., 17/3
1.100 mts natação
-
Qua., 18/3
25 min. corrida
-
Qui., 19/3
18,5 kms ciclismo
1.100 mts natação
-
Sex., 20/3
19 kms ciclismo
29 min. corrida
-
Sáb., 21/3
15,5 kms ciclismo
700 mts natação
-
Dom.
Descanso
-
Seg., 23/3
1.000 mts natação
-
Ter., 24/3
23,5 kms ciclismo
20' corrida
900 mts natação
-
Qua., 25/3
40' corrida
-
Qui., 26/3
18,8 kms ciclismo
1.000 mts natação
.
As dificuldades ainda são bastante visíveis, e como o meu pai diz ( para me animar, quando me vem apoiar nos treinos de ciclismo), o que eu precisava mesmo era de ter mais 2.000 kms nas pernas. E quando diz isto, desaparece do horizonte na sua bicicleta, a pedalar que nem um passarinho, deixando-me com um sentimento misto de vergonha e frustração (afinal há uns anos ele tinha em mim uma companheira de estrada)... Mas eu compreendo, ele não faz isso com má intenção: o rapaz tem quase 60 anos e sente-se em excelente forma física, o que é que se pode fazer? É deixá-lo voar, que nem um passarinho.
E apesar de tudo, acredito que um dia ainda serei um passarinho.

3 comentários:

  1. Lénia

    Continue firme nos treinos amiga que você chega lá. estou torcendo por você.

    Abraços
    Sandra

    ResponderEliminar
  2. Lénia, esta treinando bem, qto a corrida ja pensou em tomar por exemplo uma capsula de guarana, ajuda dar certo animo, será que estas comendo direito, alimenta-se bem?talves esse desanimo nas corridas pode ser falta de alguma vitamina??será?desejo que se correr em Quarteira saia-se bem..abcs.Regis

    ResponderEliminar
  3. Lénia deixo-lhe aqui dois conselhos:
    - Não queira treinar tudo de uma vez. Se for a Quarteira encare a competição de uma forma "mais leve" e acima de tudo lembre-se sempre que existem outras competições. Eu sei que é mais fácil dizer do que fazer, também não gosto de perder nem a feijões, mas por vezes é mesmo assim.
    - Quanto à falta de energia, recomendo-lhe algo que já tomei com resultados positivos. Em alturas de grande desgaste fisico e psicológico, uma capsula de Pharmaton por dia. Tem vitaminas, minerais, ginseng (que ao contrário do guaraná que por vezes actua de forma a provocar insonias ou ansiedade)apenas contribui para um aumento gradual da energia e boa disposição.
    Desejo-lhe bons treinos e muita força para superar esta fase.

    Maria

    ResponderEliminar