terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

20 km Cascais 2012

Esta foi a minha quarta edição dos 20 km de Cascais, que como já disse antes, é uma das minhas provas favoritas. O percurso é muito agradável, o piso muito regular e a paisagem é linda, com o oceano sempre ali ao nosso lado.
____________________
A organização, mais uma vez, funcionou dentro do previsto, com tudo a funcionar bem. A manhã estava uma maravilha, com um sol esplendoroso e a temperatura amena e primaveril em comparação ao frio polar que nos tem atormentado nas últimas semanas. Tudo estava em sintonia para que esta fosse uma manhã perfeita para desfrutar da grande rainha do desporto - a corrida.
_____________________
Este ano fui lá com um objectivo bem definido, o de melhorar o meu tempo do ano passado (1h50m) e se possível abaixo da 1h40m. 
Posso dizer que o cumpri, mas não da forma que pretendia. Acreditava que ia cumpri-lo com menos esforço, mas talvez tenha sido ingenuidade da minha parte. Afinal, baixar dez minutos nos 20 km no período de um ano, não é coisa pouca. Talvez estivesse convencida de que a minha forma física estava melhor do que na realidade está, e se isso traz algo de bom, será pelo menos o de me alertar para uma melhor preparação, a nível físico, nutricional e mental.
______________________
A verdade é que não contava com o mínimo sofrimento físico. Não me posso queixar muito, apenas me doeram os gémeos nos 7 km finais e o peito do pé direito (devido a uma lesão na semana passada ao pisar uma pedra). Mas o que me anda mesmo a atormentar foi o facto de não ter conseguido manter a minha média dos 5 min/km tão facilmente como pensava... É que me vi aflita..., e sempre que olhava para o Garmin e via aquilo a 5:02 ficava desiludida, pois o objectivo era tentar seguir sempre nos 4:58, no máximo.
Vim para casa a pensar e a questionar-me se será realmente possível melhorar o meu tempo na meia-maratona. E se já atingi o meu limite? E se aos 34 anos, as pernas já não dão mais? Alguém me diga que isto não pára já aqui, que tenho ainda, pelo menos até aos 40 anos, algum espaço de manobra para  evoluir...
Lendo a lista das classificações, deparo-me com o resultado de um senhor de 70 anos que terminou com 1h17min. Chama-se José M. Um exemplo! Mas será ele uma excepção, uma antiga glória do atletismo, cujas pernas ainda mantêm a rodagem de outros tempos?! Ou será ele um de nós? Mas que treina afincadamente todos os dias de alma e coração para manter aquele excelente nível?! 
Alma e coração, nunca esquecer...
______________________
O próximo desafio aproxima-se agora a passos largos e eu não me sinto minimamente preparada. O triatlo de Quarteira estará aí dentro de aproximadamente um mês, e estas pernas terão de pedalar muito se quiserem fazer parte do grupo. Venha a força de vontade, que as pernas com certeza acompanharão. Já sabemos que estando a mente focalizada, tudo o resto é canja!
_____________________
Muitas e boas corridas para todos!








5 comentários:

  1. Ui, ui. Umas dúvidas que eu tenho muitas vezes. Se tu, com 34 anos, duvidas da evolução para andamentos mais rápidos, imagina eu, com essa idade inversa. Ora, se eu acredito que posso evoluir - e até tenho visto melhorias, apesar de modestas - tu só tens é de acreditar que vais melhorar e atingir esses objectivos. Só é preciso uma coisa: treinar, treinar e voltar a treinar. As vossas corridas nocturnas de 15 ou 19Km são excelentes para criar resistência. Mas se a isso conseguires fazer mais 1 ou 2 treinos na pista, com séries curtas (400m) ou longas (1000m), vais ver que a evolução desejada surgirá de forma natural.
    Depois temos esses exemplos de longevidade. Aqui no Algarve, o meu herói dá pelo nome de Sean Cooney, com 72 anos (foto aqui). Na corrida dos Reis, ele fez 6300m em 27:54. E na meia-maratona de Ayamonte ficou à frente de um amigo meu que para mim já corre bastante. Terá esse Sean Cooney começado a correr aos 40 anos? Duvido. Pensa assim: o que será o David Caldeirão a correr aos 70 anos? Eu digo sempre que nunca é tarde para começar - também uma forma de me motivar nestas maluquices desportivas - mas também sei que apesar de se treinar muito, nunca se conseguirá chegar ao nível daqueles que sempre fizeram desporto 'à séria'. Não sei se chegarás a fazer 1:17 aos 20Km, mas tenho a certeza que no próximo ano estarás a lutar pelos 1:35.
    Pois eu ontem fui correr 15Km. Hoje, estou outra vez com o joelho esquerdo a dar sinal do lado de fora. Escusado será dizer que já estou em pânico a pensar que a porcaria daquela dor vai de novo aparecer. Temo mesmo ter arranjado aqui uma lesão crónica. Por vezes melhora, mas basta aumentar a carga e ela mostra que está cá. Enfim. Falta 1 mês para Quarteira e eu tenho de ter a certeza que consigo fazer a parte da corrida.
    Bons treinos

    ResponderEliminar
  2. Há uma forma de evolução ao qual eu utilizo que é a conjugação do verbo malhar...
    E só assim conseguimos ultrapassar as adversidades!!!!
    Bons treinos

    http://www.estremoztriatlo.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. muitos Parabéns Lénia!

    E claro que vais melhorar! Desde que trabalhes para isso. Desde que estejas mentalizada e motivada para isso!

    E claro também que quanto melhor tu estiveres, mais difícil é melhorar ainda mais. Tens de ter consciência disso. Fazer 20 km abaixo de 5 não é assim para qualquer um nem se faz com uma perna às costas! Mas com trabalho adequado e o devido descanso também, eu não duvido que melhores as tuas marcas!

    Beijinho e continuação! Estás com óptimo aspecto!

    ResponderEliminar
  4. Lenia so com treino e palnificaçao se atigem objectivos

    ResponderEliminar
  5. Olá, Lénia,

    Folgo muito em saber que obteve a boa marca de 1h40m53 em Cascais. Boa marca porque o perfil daquela prova, mais o vento que raramente ajuda, bem pelo contrário, não é fácil… Depois, tirar perto de 10 minutos dum ano para o outro é obra!

    Relativamente à evolução, devo dizer que neste tipo de provas (longas) é precisamente entre os trinta e os quarenta anos que há melhores condições para tal acontecer… Veja o percurso da Fernanda Ribeiro (Ribeiro como a Lénia) e o caso de Carlos Lopes que foi campeão olímpico aos 37 anos! É tudo uma questão de treino. Todavia, não concordo que seja uma questão de “malhar”… A determinada altura da idade, há que treinar com qualidade em detrimento da quantidade. Sobretudo quando o objectivo é cronométrico. Há que privilegiar o trabalho de velocidade (pista com incidência em séries de 1000 e algumas de 2000) e dar muita atenção ao repouso. Se não se sente recuperada não vale a pena ir “malhar”. É preferível um rolamento ligeiro do que estar a “estragar” com altas quilometragens!

    Quanto ao idoso com mais de 70 anos, também eu fiquei admirado, ainda mais porque eu conheço o José Man (que de facto tem mais de 70 anos). Mas tudo não passou dum engano. A classificação já foi rectificada e agora aparece um José Man (será familiar?), mas do escalão M20/39! Contudo, há que realçar o 1º e 2º lugar daquele escalão M70: Armando Aldegalega (73 anos) e Bernardino Pereira (74 anos) com 1h30m35 e 1h30m39 respectivamente!

    Um Abraço e bons treinos!

    Orlando Duarte

    ResponderEliminar