sábado, 21 de abril de 2012

Parar para Recomeçar


Às vezes, é mesmo assim... Não sei se é desânimo, se é cansaço, mas tenho necessidade de parar, não nadar, não pedalar, não correr... E fica sempre aquele sentimento de culpa e receio de que isto dure para sempre. Mas, no fundo, sei que não durará toda a eternidade. Bastam-me três dias de "reset" e volto à carga. 
A culpa é a pior parte que me impede de desfrutar com tranquilidade estas pausas. Embora eu saiba porquê...Duas razões: uma, alimento-me mal, levando o meu corpo a uma overdose de açúcar, e, duas, acredito piamente que o trabalho conquistado nos últimos meses irá todo por água abaixo em 3 dias.
Analisando bem penso que estas pausas são mais prejudiciais do que benéficas, mas como impedir que o desânimo seja maior que a vontade de prosseguir?
Bem, chega de conversa, o melhor mesmo é ir curtir este intervalo, pois amanhã volto a entrar em acção.
Boas corridas!

2 comentários:

  1. Lénia, acredita que não estás sozinha nessas 'dúvidas existênciais do desportista'. Eu também as tenho. Por vezes, nos dias que treinamos, sentimos uma força enorme, como se logo a seguir fossemos capazes de fazer mais um treino bem puxado. Sentimos que seriamos capazes de treinar assim todos os dias. Mas ... uma noite sono, o acordar no dia seguinte é o suficiente para que o corpo nos faça cair na realidade, lançando sinais de aviso: o cansaço que não havia na véspera, uma dor aqui uma dor ali.
    Nisto, nada melhor que ouvir aquilo que o corpo tem a dizer. E se ele pede paragem, acredita que quase sempre se deve fazer a vontade. Acredita que esses dias de reset, com excepção do cuidado que se deve ter sempre na alimentação, serão sempre benéficos para a forma. Apesar de pensarmos o contrário, o corpo não vai perder o treino dos últimos dias. Vai sim, regenerar-se e recuperar pequenas mazelas.
    O senão é mesmo a boca, que é mais difícil de dominar. Eu nesses dias de reset é queando acabo por fazer mais asneiras. E depois lá vem a tal culpa por sabermos que os excessos não vão ser eliminados com exercício físico.
    Sabes que mais? O importante é mesmo curtir as pausas, os treinos, e não deixar que também isto seja mais um foco de stress. para isso já basta o trabalho e outras crises financeiras :)

    ResponderEliminar
  2. Parar/descansar também faz parte do treinamento!

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderEliminar