segunda-feira, 2 de abril de 2012

Triatlo de Quarteira 2012



Mais uma grande edição deste grande evento que é o Triatlo de Quarteira onde se concentraram alguns dos melhores atletas nacionais e muitos estrangeiros, durante dois dias de festa.
No sábado tive a alegria de poder assistir aos pros na Taça da Europa. Os portugueses fizeram um trabalho estupendo, destacando a Anais Moniz e o João Pereira. Mais uma vez, foi um espectáculo memorável.
Relato deste dia e fotos fantásticas neste blog aqui.
______________
No domingo, tivemos muita sorte com o clima. Não choveu, o vento virou e o mar estava uma piscina. Julgo que seria impossível pedir melhores condições. E eu que estive até ao último minuto sem saber se participaria, pois caso chovesse, não ia arriscar fazer o segmento de ciclismo. Gosto muito de ter pele!
______________
Antes da prova do Campeonato Nacional de Clubes, houve a prova da Taça da Europa de Júniores, onde muitos dos atletas correram apenas para terminar. Nessa noite morreu António Jourdan, antigo seleccionador nacional de triatlo, que se encontrava no hotel junto ao local da prova. Foi uma manhã que começou muito dura para aqueles que o conheciam. Um jovem de 41 anos, antigo triatleta da selecção nacional, lembrando-nos que a vida é efémera e cheia de fragilidades. As minhas condolências à sua família e amigos. 
______________
Voltando agora ao assunto principal: na natação, tive de fazer algumas pausas devido à "porrada" que muitas vezes levei, tentando apenas evitar que me batessem na cabeça. Não sei o que se passa com este pessoal na natação...Eu pessoalmente nunca bati em ninguém com aquela força, muitas vezes acabo só por fazer festinhas nos pés de alguém e quando isso acontece tento desviar-me um pouco. Bem, dizem que faz parte...não sei...
______________
Mais uma vez, o ciclismo podia ter corrido melhor. É mesmo aqui que não consigo ver qualquer evolução... Talvez tenha feito apenas menos 2 minutos que no ano passado. Fica sempre aquele sentimento de frustração! Mas com consciência que não houve trabalho de base. E quando não se constroem as bases, o que é que se pode esperar? Desabamento. Isso não aconteceu, apesar de me terem faltado pernas no final da primeira volta (foram 3). Mas realmente parece que as pernas não acompanham a força do motor. Em relação ao segmento de ciclismo, ouvi alguns comentários: " Ias devagar.", " Nem parece que te cansaste.", "Estavas preguiçosa na bicicleta." Para reflectir...
_______________
Chegando ao segmento de corrida, notei que tinha as sapatilhas novas encharcadas. Durante o ciclismo a água escorreu pelas pernas, infiltrando-se nos sapatos, o que fez com que sentisse que levava ali duas esponjas pesadas nos pés. Com as sapatilhas que normalmente usei nas duas últimas épocas, nunca tive este problema... Parece que está na hora de começar a pensar nos sapatos e pedais de encaixe...
Passada a primeira volta da corrida, comecei a sentir as pernas de volta e aí já consegui controlar melhor os movimentos das pernas. E mais uma vez aprendi uma lição: treinar as transições. Não é definitivamente perda de tempo habituar as pernas a transitar de um movimento para outro.
_______________ 
Concluindo, apesar da frustração no ciclismo, posso afirmar que mesmo no meio do esforço, disfrutei da viagem. Tive o privilégio de correr na "minha" terra, no meu "quintal", com a minha bela equipa e onde tive muitos queridos amigos a apoiar-me. No final, ainda consegui um recorde pessoal, com menos sete minutos que no ano passado.
Foi claramente um dia brilhante e glorioso. Que ficará na memória e no coração. Obrigada!

Com o meu companheiro de equipa Deni.
Metidos nos copos.
Com os colegas Igor e Deni. 

Linha de partida.


E lá fomos...
Às vezes despir não é fácil, no meio de tanta adrenalina e cansaço.
A pensar: "Devia ter treinado mais esta subida!"
Quase a sentir as pernas de volta...

Luís Trindade, Filipe "Máquina Infernal" Conceição, João, eu, Presidente da J. F. de Quarteira e Deni.


P.S.: O meu agradecimento aos fotógrafos Fabinho Tavares e Leonardo.

2 comentários:

  1. Eu nadei e pedalei 1 min mais rápido que tu :)
    Nessa lista de tempos, encontras coisas muito curiosas. Reparei num tipo que ficou em 185º que fez 19 min a nadar, mas depois conseguiu pedalar em 36 min e correr em 22 min. Isto para salientar que este desporto fantástico é composto por 3 modalidades. Se aquele tipo nadasse mais depressa iria bem para cima da tabela. E tal como tu, eu diria que neste momento, o ciclismo é mesmo o segmento que precisa ter mais treinos.
    Pensa em mudar para os sapatos de encaixe e vais ver logo uma enorme evolução.
    Foi sem dúvida um Domingo fantástico. Parabéns a ti e ao Louletano por ter mostrado nas ruas de Quarteira a sua garra

    ResponderEliminar
  2. Devagar se vai ao longe, Parabéns pelos resultados!!

    ResponderEliminar