segunda-feira, 14 de maio de 2012

Triatlo de Ayamonte 2012


Isla Canela
Mapa dos percursos

Isa, João, eu, Luís e o Deni

Filipe, Deni, Nuno, Gabriel, João,
Isa, eu, Amândio, Cláudio, Bruno e Raposo
(faltam aqui o Luís e o Leonardo).



Grupo com alguns dos participantes.
O Deni estendido na relva a mostrar como é que se descontrai "à portuguesa".


Foi uma manhã quente (32.5ºC às 8h30 da manhã), mas num ambiente de festa que permitiu que este evento fosse muito divertido. Tive a presença do meu querido marido e de muitos amigos que fazem destes eventos ocasiões memoráveis.
____________________________
A Natação
O segmento de natação correu dentro do normal, sem dores na zona lombar, mas sem fato, devido à temperatura ter atingido os 21ºC. No início ainda achei que o termómetro dos espanholitos estivesse avariado, mas não...Depois das primeiras braçadas, via-se que a água estava um caldinho. Infelizmente não tive acesso ao tempo realizado neste segmento, pois queria saber como me tinha portado. Penso que ainda perco muito tempo a defender-me dos pontapés e tentativas de afogamento e a orientar-me para não me desviar da rota. Mas no final, gostei e não achei que tivesse sido muito duro.
O Ciclismo
O ciclismo foi bom e estranho. Bom porque o percurso foi todo plano, permitindo atingir uma média superior. Estranho porque na primeira vez em que consegui andar na roda, fiquei a saber pelo juiz que não era permitido às mulheres andar na roda dos homens (em Espanha). Ora, eu só andei na roda de um senhor que tinha o mesmo nível que eu e na maior parte do tempo foi ele que andou atrás de mim.
Mas serviu-me de lição: soube bem andar na roda e espero que em breve tenha mais oportunidades. Facilita mesmo muito!
A Corrida
A corrida foi bastante agradável, pois o percurso fez-se ao longo da praia. O calor apertou nessa fase, mas penso que até me aguentei bem. Infelizmente, não temos os tempos dos segmentos, mas no total  completei com 1h15' os 750m - 18.400m - 5km. Penso que para mim seja importante correr com o Garmin, pois gosto de saber a quantas ando, nem que seja para obrigar-me a outro andamento caso as pernas fique demasiado preguiçosas. Quando começamos a habituar-nos a correr com estes aparelhos, começamos a ganhar uma certa dependência de estar sempre a controlar o ritmo. Penso que não seja negativo. Ao nível em que corro, não me prejudica, nem me atrasa. Dá-me apenas mais segurança naquilo que vou a fazer.
____________________________
Uma boa notícia no final foi ter feito 5.º lugar geral feminino e ter ganho um prémio. Raramente me acontece, mas confesso que soube bem.
Dos nossos cerca de 10 atletas, fizemos um 1.º lugar em Veteranos II com o Raposo e um 2.º lugar geral feminino com a Isa. Os jovens fizeram um 3.º lugar masculinos, tendo o Nuno Neves sido o nosso 1.º atleta a chegar, 8.º na geral.
O melhor do evento foi o almoço do nosso grupo numa esplanada em Isla Canela. Boa companhia, calorzinho bom, uma bebida fresca, que mais se pode pedir?!
Em 2013 contem comigo novamente.
____________________________
Infelizmente, não irei participar no Triatlo de Sevilha. Foi uma decisão ponderada. Terei mais dois triatlos em Junho que incluem muita despesa e tempo longe de casa e família. Cada viagem destas envolve sempre custos e depender da ajuda, disponibilidade e paciência de terceiros, e por vezes, não me sinto no direito de estar sempre a "exigir" isso da família, em especial do maridão.
A próxima "festa" será em Peniche - Campeonato Nacional de Age Groups no dia 2 de Junho.
Até lá há que continuar a mexer os ossos!
Boas corridas.




3 comentários:

  1. Lénia, tendo em conta as limitações da organização, só foi pena não ter havido chip, o que possibilitaria o registo dos tempos por segmento. É algo que se torna muito mais importante que o conhecimento de um tempo final, que engloba tudo, mas que não diz se fizémos melhor ou pior que outras competições.
    Eu quando soube dessa 'proibição' de andar na roda dos homens, fiquei perplexo. Que raio de coisa. Ou seja, as mulheres, que serão 'mais fracas', não podem apanhar boleia de uma bicicleta pedalada por um homem ... irrita-me. É coisa que me deixa marafado. Faz lembrar uma corida em Lisboa (25 de Abril?) onde havia o hábito das mulheres partirem com alguns minutos de avanço, para se ver se depois os homens as conseguiam ultrapassar. Não gosto desse tipo de situações que giram em torno da diferença dos sexos. Ali, para mim, homens e mulheres andam na roda de quem quiserem e não faz sentido pensar de outra forma.
    Sou Garminaólic. Totalmente dependente. Por um lado, para ter a noção a quantas anda o meu coração. O esforço tem de ser doseado pois não quero entrar em loucuras. Por outro lado, para ter a noção do ritmo a que estou a correr quando saio da bicicleta. Acreditas que eu julgo que vou sempre a 5:30 ou mesmo 6:00/km? Perco a noção por completo porque mal sinto as pernas. Afinal, vou a 4:40/Km :) É muito estranho.
    O Raposo é uma grande máquina. Puxa, quem me dera chegar à idade dele e a fazer o que ele faz.
    Lamento isso de Sevilha mas sei perfeitamente a que te referes. Há pouco tempo perguntavas: "Mas porque não vais a Sevilha?". E eu disse que ainda não estava preparado. É verdade. Hoje falta exactamente 2 meses para Vila Viçosa, havendo por isso a possibilidade de ainda encaixar muitos treinos para garantir um bom desempenho. Mas além disso, eu subscrevo todos os argumentos da tua decisão. Se eu tivesse iniciado no triatlo no tempo das vacas gordas, até seria capaz de ir a pelo menos uma prova por mês, nem que a mesma fosse em Bragança. Mas esse temo já lá vai. Agora tudo tem de ser muito bem equacionado. E para tudo é precio gastar dinheiro. Até mesmo para ir a Ayamonte. Por isso, apesar de haver vontade para ir a muitas provas, a crise e a família obrigam a fazer escolhas muito ponderadas e criteriosas. Neste caso, aposta-se em Peniche (vamos lá ver o transporte) e Oeiras, que pelo menos são provas que contam para o campeonato.
    Força nesses tri-treinos

    ResponderEliminar
  2. Ola estou seguindo seu blog ..
    http://gustavo-bodyperfect.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar