quarta-feira, 29 de agosto de 2012

1.º Objectivo do Dia



Hoje comecei bem o dia, acabando a minha corridinha matinal com a sensação de dever cumprido. O objectivo era mesmo atingir os 15km, sem grande preocupação com o ritmo. 

Ainda luto um pouco com os percursos longos. Tem sido uma batalha psicológica a partir dos 7km, nos últimos treinos "longos", mas felizmente hoje só comecei a lutar por volta dos 10km, o que poderá indicar alguma evolução. 

Noto que nesta minha preparação para a 1/2, terei de alguma forma trabalhar a parte emocional. 

Tenho como exemplo uma subida que existe entre Vilamoura e Quarteira, onde existe um passadiço de madeira. Não é uma grande subida, é uma inclinação com cerca de 300m, mas não sei explicar porquê, quando me vejo no início deste pequeno "Everest", tenho de me impôr uma ladaínha interior para não desistir ao fim dos primeiros 20m. Tudo psicológico, tenho a certeza.

Não há dúvida que os treinos longos, além de nos maltratarem as articulações, são também um teste à nossa resistência emocional. E é nisto que eu tenho de trabalhar nos próximos tempos. 

Quem sabe ir visitar aquela subidinha desgastante um destes dias e tentar fazer umas séries por lá, não seja uma boa ideia? (No fundo, já tentei isto no passado e desisti. À segunda passagem, fiquei de rastos.)

Para concluir por hoje, o objectivo foi cumprido, apesar de ter havido momentos em que me senti a arrastar. 

Felizmente, não foi falta de pernas ou de pulmões, mas a parte do comando central - a cabecinha. É claro que a força física terá de ser mais trabalhada, com a inclusão de uma rotina de treino funcional, pesos e ritmos mais intensos, mas a verdade é que a cabecinha conta muito. Definitivamente!

Sugestões para trabalhar a parte mental/ emocional?


1 comentário:

  1. Ena! Rico treino. Eu ainda não me aventurei a fazer mais de 10Km. Desta vez queria ir aumentando a carga aos poucos para ver se o músculo se portava bem. Se correr 3x por semana, vou tentar que 2 sejam de 10Km e 1 de 15Km, tendo em vista a preparação para as X Milhas do Guadiana, e para a meia-maratona de Lisboa, que ainda estão longe.
    Preparar a parte emocional? Há tempos, precisamente por causa de um treino de 15Km, eu falava das Distâncias Psicológias, como por exemplo essa rampa que no faz embirrar com ela. Nesse texto eu sugeria a leitura do posto do José Guimarães, 8 truques mentais para tornar fáceis as corridas longas.
    Eu não uso mantras, mas uso um leitor de mp3. É ele que me faz companhia e quebra a monotonia nos momentos amis difíceis. Mesmo assim, será sempre mais difícil correr 15Km em linha recta que 15Km entre curvas e contra curvas.
    Liberta a mente.

    ResponderEliminar