quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Recomeçar


Sempre adorei treinar de manhã,  bem cedinho.

É quando sinto os meus níveis de energia em alta e o corpo renovado. Confesso que muitas vezes, em especial quando me deito mais tarde que o habitual, vem aquela preguiça que me cola à cama, mas felizmente não acontece muitas vezes.

Isto a propósito do comentário de um amigo, que me dizia: "A manhã foi feita para dormir." Não há dúvida de que somos todos diferentes. Eu sempre fui rapariga de me deitar cedo, entre as 22h30 e 23h00, tanto no Inverno como no Verão. Para muitos, isto poderá ser cedo e para outros poderá ser tarde. Para mim, a noite serve para me restituir a energia e noto que quanto mais cedo for para a cama, mais revigorante é o meu sono.

À tardinha, pelo contrário, é quando sinto que o corpo está a entrar em modo de repouso, quando o cansaço pede outro ritmo. Depois, tenho outro problema que de manhã não costumo ter. Parece que tudo o que comi durante o dia, me ataca o estômago ao final da tarde, se resolvo ir correr. Até mesmo quando apenas faço um lanche ligeiro e uma digestão de 3 horas.

A única situação difícil de contornar de manhã é o jejum, pois eu corro sempre em jejum. Após alguns testes, notei que corro mais confortável assim. Só não sei se os níveis de energia estão no seu melhor. Ultimamente bebo um chá com mel e sinto-me óptima, mas ando à procura de sugestões de um snack ligeiro para quem acorda e vai logo treinar. Anyone?

Mas achaques digestivos à parte. É de manhã cedo que começa o dia, quando nos sentimos com mais energia para enfrentar tudo, é quando temos oportunidade de recomeçar. Eu, por exemplo, se acordasse depois das 10h, sentiria que uma parte importante do meu dia já estaria perdida.

Outra das vantagens que encontro é o som. Quem corre cedo de manhã, sabe que os sons da Natureza e de uma cidade adormecida são inigualáveis. Nestes horários, o mp3 ou o ipod podem muito bem ficar em casa.

Por hoje é tudo, até amanhã de manhã,...bem cedo.

5 comentários:

  1. Uma barrinha de cereais e uma banana é o que como quando vou treinar logo de manhã.
    Claro que quando chego a casa tenho que repor energias porque venho cheio de fome.
    Em jejum é que nunca se deve praticar desporto.

    Bons treinos e melhores corridas!!!

    ResponderEliminar
  2. :) Ui! Eu que gosto de comer, o difícil é dizer aquilo que não como antes de ir correr. Mas das vezes que vou à piscina ou correr logo de manhã, como 1 banana esmagada e uma fatia de pão com marmelada. Por vezes também marcham algumas amêndoas. E li que passas são um excelente substituto de barritas energéticas.
    Dá-lhe Lénia!

    ResponderEliminar
  3. Pois é, tenho de experimentar as passas. Parecem leves e em princípio devem digerir bem.

    Obrigada pelas sugestões. Deni, dispenso a tua! Se comesse um daqueles croissants, dava-me logo uma coisa má ao km 2.

    Bons treinos.

    ResponderEliminar
  4. Lénia, só para salientar que tenho experimentado as passas e tenho gostado, p.e., umas 20 a meio dos treinos de bicicleta. Devem dar a quantidade de açucar necessária. Outra coisa que também usava a meio dos treinos eram aqueles cubos de marmelada, que se vendem já embalados nesse formato.
    Pensa também nas bebidas de recuperação. Ontem publiquei um post com a receita de um batido que tenho bebido após os treinos mais exigentes

    ResponderEliminar