terça-feira, 13 de novembro de 2012

Corrida do Tejo 2012


A t-shirt 5 estrelas.


Mais vale tarde que nunca! E por isso aqui estou eu.

No passado dia 21 de Outubro rumei a Oeiras para a minha estreia na Corrida do Tejo. Já há uns anos que queria lá ir, mas ainda não tinha havido oportunidade.

Já sabia que se trata de uma corrida muito concorrida, por isso ia preparada para "enfrentar" a multidão.

Quando lá cheguei, senti logo a animação no ar. Muita, muita gente e música a bombar. Após o aquecimento, dirigi-me para a minha secção (nesta corrida é possível escolher a  zona de partida, de acordo com a tua prestação em corridas anteriores de 10km, mediante a apresentação de um comprovativo).

Dá-se a partida e o que noto inicialmente é que ultrapasso muita gente que se inscreveu nas zonas de partida mais avançadas, e que atrapalham quem quer seguir num ritmo mais elevado.
Infelizmente, é a única crítica que tenho a apontar na organização da corrida. Esta iniciativa de criar vários pontos de partida é interessante, mas cai por terra quando a própria organização não segue as suas regras. Eu levei comprovativo da minha marca aos 10km numa corrida que fiz este ano, mas à maioria não terá sido solicitado qualquer comprovativo. No próximo ano, acho que seria algo a ter mais atenção, aquando da atribuição das pulseiras. 

Mas fora isso, amei a corrida a partir do momento em que comecei a conseguir correr ao meu ritmo. A paisagem é muito bonita e o facto de todos correrem com a mesma camisola faz-nos sentir parte de um grande grupo com algo em comum.

A música esteve sempre presente, do início ao fim da corrida, o que me agradou, em especial o primeiro grupo que encontrámos ao fim de alguns km. As outras bandas não me agradaram tanto pelo barulho que produziam, mas o que conta é a intenção e animar a malta.

A partir do 7.º km fui a sofrer, com a lesão que levava num bicípite femural. No início, após um bom aquecimento, senti-a a dor mas nada de especial. No final, a lesão cobrou-me as más decisões da semana anterior e fez-se sentir.

Mas dei o meu melhor e apesar do último km parecer infindável, o final chegou. 

Água, fruta e um "recuerdo" com íman que se mantém no meu frigorífico para me lembrar de uma manhã bem passada.

Houve críticas quanto à entrega de bebida isotónica em copos, mas eu pessoalmente gosto e penso que nos abastecimentos devia ser assim também. Normalmente desperdiço quase metade de uma garrafa de 33cl para não ir carregada e por isso penso que um copo, sendo mais leve, evitaria esse desperdício e seria mais prático em oposição à abertura de uma garrafa.

Em jeito de conclusão; adorei a corrida, especialmente pelo percurso e porque gosto muito desta distância. Infelizmente, ainda não atingi o meu objectivo aos 10km, mas concerteza terei ainda oportunidade para melhorar.
Se houver orçamento para isso, conto lá estar em 2013.

Ah, e a t-shirt é bem gira! Finalmente uma t-shirt com corte feminino...

Boas corridas.



2 comentários:

  1. Parabéns pela participação e por uma manhã bem passada.
    Também sonhei em tempos correr essa prova, depois marquei presença de 2005 a 2009, sempre manhãs muito bem passadas, nos últimos anos não tenho participado mas quem sabe não volto um ano.
    Quanto às criticas, de facto as pulseiras se não houver controlo de nada servem, pelo menos para alguns, já que num dos anos em que participei tendo-me esquecido da pulseira obrigaram-me a partir do fim.
    A t-shirt com corte feminino já não é deste ano, tem sido habitual.
    Quanto à bebida isotónica também conocrdo com a distribuição em copos, nos abastecimentos e dado trtar-se de uma prova rápida já não será tão viável apesar de achar que para a distância não se justifica a bebida a meio, opinião pessoal claro.
    Continuação igualmente de boas corridas.

    ResponderEliminar
  2. Olá António,

    Obrigada pelas suas palavras.

    Boas corridas!

    ResponderEliminar