segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A Piscina


Sou bicho da terra, não há dúvidas! Não me sinto confortável nem no ar nem no mar. Pés assentes no chão, de preferência na vertical, e é assim que me sinto mais confiante. 

Gosto de piscinas, do azul, das linhas paralelas, da ilusão de que se der um mergulho será uma experiência de prazer absoluto, mas não gosto da temperatura da água, que me faz arrepiar cada um dos poros da pele.

A natação e o meio aquático nunca foram favoritos deste meu corpo, mas mais uma vez quero voltar a entrar em acção, para voltar a envolver-me na minha modalidade favorita. 

Nas épocas em que participo em triatlos é sempre assim, metade do ano em seco e a outra metade a bracejar dentro de água. O esforço destes primeiros 6 meses acabam por ser desperdiçados nos restantes 6 meses do ano, pois esforço-me até meio do ano e depois páro a 100%, tendo de recomeçar e reaprender tudo novamente em janeiro. 

Sim, não é a coisa mais inteligente de se fazer, nem a mais prática. Pois se é realmente um esforço para mim ir à piscina, porque não mantenho pelo menos uma rotina de manutenção ao longo de todo o ano? Burrice talvez, preguiça, não sei. Mas a verdade é que nestes primeiros tempos de regresso é um sacrifício o percurso de casa até ao final dos primeiros 200m de crawl.

E agora, passados 4 sessões de treino, continuo a constatar que o meu corpo é um fardo pesado que tento carregar dentro de água. Mas é sempre assim no início de cada época. Contudo também tenho boas recordações da minha experiência neste meio. Com muito treino e dedicação, já me senti leve dentro de água. Conheço bem a sensação de poder deslizar na água e é isso que pretendo atingir novamente.

Como sempre participei apenas em triatlos sprint, em que o segmento de natação tem a distância de 750m, nunca senti necessidade de treinar muito. O máximo que nadei foram sempre cerca de 1200m em cada sessão. Mas este ano terá de ser diferente, pois o desafio que tenho em Maio exige que eu consiga nadar sem grande esforço 1800m, com energia suficiente para poder pedalar durante 100km e correr a meia-maratona logo de seguida. 

Mas os desafios são assim mesmo, têm de ser grandes/ difíceis, senão qual seria a piada?!


2 comentários:

  1. ainda bem que já sabes qual é o "problema"!!! agora é corrigir e melhorar..., melhorar..., melhorar ;)

    ResponderEliminar
  2. Quando tiveres tempo:
    1hora a nadar + 2horas de bici+ 1h de corrida. Sem grande stress. Maio está proximo

    ResponderEliminar