sexta-feira, 24 de maio de 2013

A Mais Bela Corrida do Mundo

Ao fundo, os atletas preparam-se para a partida.

Ainda não tinha tido oportunidade de visitar esta região do Douro, e este fim-de-semana aliado a um passeio de fim-de-semana em família, participei na meia-maratona do Douro Vinhateiro em Peso-da-Régua, cuja organização a intitula de "A Mais Bela Corrida do Mundo". Eu como ainda não corri em muitos outros locais, não posso afirmá-lo, mas é de facto uma zona de grande beleza natural. 

A semana passada foi frescota no nosso país, e apenas a 1 mês do verão. Saímos do Algarve com temperaturas amenas de cerca de 23ºC para passarmos para máximas de 14ºC, mas curiosamente os 15ºC que estavam em Peso da Régua no domingo, logo pela manhã, eram muito agradáveis. Tivemos sorte com o tempo, pois nem esteve calor, nem frio. E ainda fomos abençoados com uma chuvinha ligeira, que serviu para refrescar. Contudo, enquanto atravessávamos a belíssima serra do Marão a caminho da Régua, apanhámos temperaturas de 4-5ºC.

A partida

A partida foi dada na ponte sobre a barragem, com uma divisão entre a meia e a mini-maratona. Penso que tudo correu bem, com tranquilidade. O único aspecto negativo que tenho a apontar nesta fase foi o atraso de quase 20 minutos na partida. Penso que quando estamos ali encurralados e parados no meio da multidão, 20 minutos não passam assim tão rapidamente. É um aspecto que a organização terá de melhorar. Penso que a pontualidade deve ser cumprida tanto da parte dos atletas como da parte da organização - o cumprimento do regulamento é um dos muitos aspectos que oferecem prestígio a eventos desta dimensão.


O percurso

A prova começou na barragem ali perto da Régua, a barragem de Bagaúste. E prolongou-se até à Folgosa, a cerca de 7km do local de partida. Nessa localidade fizemos o retorno, tornando a passar pela barragem ao km14, seguindo depois em direcção a Peso da Régua. O percurso, como podem calcular é lindíssimo e muito regular, ou seja, com ligeiras inclinações que quase não se notam tanto a subir como a descer. Um óptimo percurso, pois não sendo totalmente plano, também não oferece quaisquer dificuldades, tendo sempre por companhia o rio Douro logo ali ao nosso lado. No final atravessamos a ponte metálica de Peso da Régua e entramos na cidade, em direcção à meta.

Os abastecimentos foram regulares, mas não houve bebidas isotónicas, apenas água. Felizmente o tempo ajudou e penso que ninguém sofreu muito com o pouco calor. Mas acho que se tivesse havido uns copinhos com bebida isotónica ali a meio do percurso, tinha calhado bem.

É pena que em em alguns eventos de corrida, se entreguem garrafas inteiras de bebida isotónica, e cerca de 80% sejam desperdiçadas (como por exemplo aconteceu na Meia de Lisboa). Gostei da ideia de oferecerem bebidas isotónicas em copinhos de plásticos na Nike Tejo. Não há desperdício e podem assim fornecer a todos os participantes esse tipo de bebida.

A chegada

No final terminei com um senhor que me dizia "Não se deixe prender por mim"... Tive pena de não encontrá-lo no final, mas achei piada àquele comentário quando eu já ia em piloto automático nos últimos 2km, com algumas dores musculares. De qualquer forma, ainda consegui esticar nos últimos 400m e assim o perdi de vista.

Cheguei com as pernas muito presas, muito devido a ter feito o Iberman uma semana antes e ainda não ter recuperado a 100% e a ter andado muito de carro nos dias anteriores. Foi aí que achei que umas meias de compressão teriam feito a diferença na minha recuperação pós-prova. Aí está algo em que talvez invista nos próximos tempos.

Ora, no final normalmente seguimos por um corredor, entregam-nos o saco e bebida e seguimos à nossa vida. E aqui foi onde a organização se espalhou totalmente.

Eu ainda desculpei o atraso de 20 minutos na partida, mas na chegada aquilo não correu bem. Ficámos todos concentrados num corredor, sem ter espaço para alongar à espera de não sei o quê. Corrijam-me se estiver enganada, mas penso que ficámos ali quase uma hora à espera de sair, para percorrer uma distância de apenas 100m até à saída. Ai, ai, não se faz! Os responsáveis da prova, onde estavam?

É que ainda por cima, o problema via-se simples - falta de pessoal. Ora, com tantos atletas na chegada, tinham apenas 2 pessoas para entregar maçãs num único local, uma zona pequena para entregar o saco, contendo uma t-shirt e uma água, depois noutro ponto mais 2 pessoas para entregar 1 garrafa de vinho e no final estavam a entregar os diplomas que eram impressos na hora. E isto, quando o frio começou a sentir-se e a chuva a cair. Saí de lá a tremer.

Não teria sido mais fácil entregar os brindes todos juntos no saco e enviar o diploma via email mais tarde, tendo os voluntários todos unidos a entregar os sacos em pelo menos 2 ou 3 locais de forma a que tudo fluísse mais rapidamente?

Foi realmente aquilo que me desiludiu neste evento (além de claro, não ter recebido uma t-shirt técnica! Mas isto já são "picuinhices" da minha parte...). Quando consegui sair, as pessoas começaram a assobiar...

Conclusão:

Em geral, acho que foi uma prova muito boa. Terminei com 1h45'55'', quase a marca que eu pretendia. Apesar de aqueles 55 segundos estarem ali meio entalados, fiquei satisfeita, pois com treinos mais estruturados e regulares, sei que ainda há margem para melhorar.

A organização da prova tem mesmo de reflectir sobre esta parte final, pois pelo que me informaram, já no ano passado isto ocorreu.

De resto, o percurso é muito bom e a zona lindíssima. No meu caso pessoal, talvez tenha sido uma participação única, pois atravessar o país para participar numa corrida num local tão distante é complicado e muito dispendioso. Este ano, houve essa oportunidade porque a família tinha já marcado este passeio pelo norte do país.

E agora, segue o próximo desafio - continuar a treinar com regularidade!

Boas corridas para todos!




A cidade de Peso-da Régua em todo o seu esplendor
banhada pelo rio Douro.



Fotos retiradas do Facebook da Meia-maratona do Douro Vinhateiro e da Internet. Caso os seus proprietários não as queiram ver aqui reproduzidas, por favor contactem-me, que as mesmas serão retiradas de imediato. Obrigada.





7 comentários:

  1. Gostei mais uma vez desta tua descrição da prova. Muito interessante mesmo. Força nos treinos.

    ResponderEliminar
  2. Gostei mais uma vez desta tua descrição da prova. Muito interessante mesmo. Força nos treinos.

    ResponderEliminar
  3. Gostei mais uma vez desta tua descrição da prova. Muito interessante mesmo. Força nos treinos.

    ResponderEliminar
  4. Gostei mais uma vez desta tua descrição da prova. Muito interessante mesmo. Força nos treinos.

    ResponderEliminar
  5. Gostei mais uma vez desta tua descrição da prova. Muito interessante mesmo. Força nos treinos.

    ResponderEliminar
  6. Vê lá se me descobres no meio da multidão, eu já me encontrei

    ResponderEliminar
  7. Vê lá se me descobres no meio da multidão, eu já me encontrei

    ResponderEliminar