sexta-feira, 20 de setembro de 2013

7 anos


Ah, pois é... 

Já passaram 7 anos desde que comecei a escrever neste espaço, que me tem oferecido boas experiências. 

Criei-o numa altura em que o mundo dos bloggers em Portugal ainda não tinha vivido o seu boom, sendo um espaço onde as pessoas começaram por partilhar as suas experiências, uns sobre corrida, outros sobre os seus hobbies, outros apenas sobre a vida em geral. Mas de uma forma relativamente solitária, com pouca comunicação entre bloggers, sem se saber se alguém iria ler o que se escrevia.

Nessa época, quis partilhar um pouco de tudo, com pessoas que partilhassem desta paixão pelo desporto, em particular a corrida, visto que aqui no Algarve praticamente ainda não existia o street running. 

Corria-se no ginásio como forma de aquecimento, ou corria-se de vez em quando quando se cometiam excessos, mas ver alguém correr com regularidade, era algo muito raro. Sempre que convidava algum(a) amigo(a) para correr, acabava sempre por receber uma expressão facial muito torcida, e um "obrigado, mas não gosto de correr".

Na altura tive a sorte de conhecer o blog da Ana, Maria Sem Frio Nem Casa (chiça, que após estes anos todos ainda não lhe perguntei por que raio escolheu ela aquele nome...). A Ana já andava nestas lides há algum tempo e provavelmente era a única mulher portuguesa com um blog onde partilhava um pouco da sua vida e das corridas. Mesmo à distância serviu-me de inspiração para me motivar a correr mais frequentemente. Felizmente, continuamos as duas bem activas e com muita vontade de continuar a blogar e a correr. Força, Ana!

Apesar de ter praticado atletismo como atleta federada no início da adolescência, houve ocasiões em que estive afastada da corrida por curtos períodos, mas de facto nunca me afastei totalmente. Foi sempre um acto solitário, raramente com companhia, algo que mudou há cerca de 3 anos, quando por uma razão inexplicável, comecei a convidar os amigos para correr e a coisa começou a compôr-se. Hoje, orgulho-me por ter iniciado pelo menos 10 pessoas na corrida.

E foi assim que me apercebi que a corrida tornou-se novamente numa moda, assim como foi o caso da ginástica aeróbica e step há 20-30 anos. Tornou-se um estilo de vida, para uma grande parte das pessoas. Felicidade!!!!

E assim, acredito que os blogs de corrida viveram o seu boom há cerca de 3-4 anos. A maior parte dos blogs que sigo pertencem maioritariamente a pessoas que se iniciaram há relativamente pouco tempo na corrida. 

E iniciaram-se muito bem! Os bloggers hoje em dia são muito activos, inovadores e têm contribuído bastante para as pessoas aprenderem, se encontrarem e correrem juntas, além de se motivarem umas às outras e servirem de inspiração para quem se quer iniciar,  e tudo isto numa escala bem maior do que se via há 7 anos atrás.

Por isso, venham pelo menos mais 7 anos de blogging, corridas e afins!

Boas corridas!




20 comentários:

  1. Muitos parabéns, pelos já 7 anos. Votos de muitos e muitos mais anos de blog e de corrida.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Lénia ! Tal como dizes, Venham mais 7. E que para o ano possamos estar na linha de partida do Tri Iberman. O longo, pois claro.
    Bjs
    Tigre

    ResponderEliminar
  3. P A R A B É N S!
    Votos de muitos e longos quilómetros! :)

    ResponderEliminar
  4. Parabéns! Que contes mais 7 (77!)! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Modas à parte 7 anos depois a Lénia continua a correr e a escrever, por isso mesmo muitos parabéns, venham mais 7...
    António Almeida

    ResponderEliminar
  6. Lénia
    segundo os meus dados a 1ª senhora em Portugal a ter um blogue que falava de corrida terá sido Vitorina Mourato (Quem Corre por Gosto, 4 de fevereiro de 2006), blogue que já terá sido extinto, o excelente "Maria Sem Frio nem Casa" terá nascido em 14 de abril de 2006 e o da Lénia terá sido o 3ª (14 de setembro de 2006).
    Ainda em 2006 nasceria o "Espraiar" da Susana Adelino (16 de dezembro) e logo no inicio do ano de 2007 (2 de janeiro) o "Além Virtual" da Ana Paula Pinto.
    As senhoras a darem cartas e de que maneira, sem falar em uma mãe direi que a nossa blogosfera corredora nasceu a falar no feminino.

    Quanto ao 1º de todos terá sido o do nosso amigo Nuno Cabeça (22 de abril de 2004) com o nome "A minha Corrida", mais tarde apareceria um 2º blogue com esse mesmo nome (do Carlos Lopes em 10 de novembro de 2006).

    E o 2º de todos? Direi qua já foi extinto mas tal como no caso da Vitorina o seu autor continua por cá.

    Abraço a todos e as minhas desculpas à Lénia por usar este excelente espaço para falar um pouco da não menos excelente blogosfera corredora falada em português.
    António Almeida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada António! Adorei este report!

      O blog do NK chegou a ser blog do mês aqui no Diário, mas entretanto foi pai e anda mais tranquilo.

      Muito obrigada, mais uma vez!

      Eliminar
  7. Parabéns ao "Diário"! Como "blogger newborn" 7 anos parece uma vida! No outro dia estive a ler os teus post iniciais e achei imensa piada aos teus relatos de correr às 7h no calçadão de Quarteira (este ano também lá fiz alguns km's antes do nascer do sol).
    As melhoras, bjnhs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rui, quando se volta atrás para ler os posts iniciais, é muito engraçado. É como quando se volta a ver fotos antigas. As memórias voltam, e aí damo-nos conta como o tempo passa depressa.

      Obrigada e boas corridas para ti!

      Eliminar
  8. Tchiii! 7 anos? O meu blogue, com 2 anos, é mesmo verde quando comparado com o teu. E em 7 anos, vê lá bem o boom de escrita que surgiu por esta blogosfera. Dá gosto ver. Cada vez mais gente a sentir necessidade de registar em formato digital as sensações da prática desportiva. Eu diria mesmo que cada desportista devia ter um diário, seja na Net ou mesmo em papel. É importante voltar atrás e ler aquilo que se escreveu em momentos menos bons e o que se escreveu a seguir. Ler e comparar a clara evolução ao longo dos anos. Por isso, Trimamã, que venham muitos anos de escrita desportiva

    ResponderEliminar
  9. 7 anos? Uau! Muitos parabéns pela longevidade do teu blogue. Que continues a escrever sobre as tuas corridas por muitos mais anos.
    Beijinhos e rápida recuperação para voltares às corridas.

    ResponderEliminar
  10. Não é verde, é bebé, Luís! Mas tu és um bebé com um desenvolvimento do car#ças. Estás a ficar um atleta de primeira. E agora com esta paragem, é que nunca mais te apanho!!!! ;-)

    Obrigada e até logo!

    ResponderEliminar
  11. Lénia,
    És um exemplo de atleta e blogueira!
    Parabéns pela dedicação ao esporte e por partilhar nesse teu espaço, um pouco de cada um de nós.
    Bjo e vida longa ao Blog!
    Ingrid

    ResponderEliminar