segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A CHUVA E A CLAUDINHA


Começam agora os dias cinzentos, alguns com chuva que nos podem trocar as voltas no que diz respeito ao nosso plano de treinos.

Na sexta-feira falhei a oportunidade de ir pedalar porque à noite me fui deitar a pensar que ia estar um grande temporal e que nem valia a pena considerar a hipótese de levar a Claudinha a passear nessas condições.

Tinha até às 8h30 para pedalar. De manhã acordo já perto das 8h e nada. Tudo seco! 
Grande chatice, pensei... Mas já não me enganam outra vez! 

No sábado, parecia estar mais ameaçador, mas lá me fiz à estrada às sete, tendo apanhado chuva só lá perto das 9h30, quase a chegar a casa. E senti-me óptima! Quem corre à chuva sabe como é óptimo e retemperador apanhar chuva durante um treino, na bicicleta também é óptimo, mas a adrenalina é superior, pois existe o factor de risco aumentado.

Sempre evitei a chuva no ciclismo. Nunca saía de casa, caso a previsão desse dia apontasse alguns chuviscos. Mas no ano passado tudo mudou, quando treinava para o Tróia-Sagres (evento em meados de Dezembro em que percorremos continuamente os 200km que separam Tróia da vila de Sagres a pedalar).
Um dia, ao sair de casa para pedalar o céu ameaçava chuva e passados 15 minutos começou a chuviscar, de imediato dei meia volta para trás. Numa pequena curva ali em Vilamoura, senti a roda a derrapar e as minhas bpm a subir a pique. 

Ok, sobrevivi, não foi assim tão mau... No entanto, nesse regresso ainda escolhi um percurso que não tivesse descidas muito inclinadas, pois o meu maior medo eram as descidas e ter de travar, mas ao chegar a casa reflecti sobre isto, falei com alguns amigos e achei que era altura de lutar contra este medo.

E teve de ser mesmo assim, pois tivemos um Inverno muito chuvoso e se tivesse deixado de sair com a Claudinha sempre que visse umas nuvens negras no céu, teria sido muito difícil acumular os km que precisava para cumprir o meu objectivo de pedalar os 200km.

No sábado passado derrapei duas vezes, e nesse momento pensei que cairia. Nesse dia relembrei algumas lições aprendidas no passado:

- evitar travar numa curva;

- ter muito cuidado com as riscas das passadeiras e outras linhas pintadas na estrada, para derrapar são do melhor;

- travar sempre antecipadamente, ou seja, não travar em cima do acontecimento, pois os travões molhados não respondem da mesma forma;

- evitar ao máximo as poças de água, nunca se sabe o que escondem;

- apostar na visibilidade com luzes, mesmo que já esteja de dia.

É claro que se estiver a chover no momento em que estou a sair de casa, provavelmente não saio. Evito a chuva pelo desconforto, e por uma questão de saúde também, pois andar durante 2 horas toda molhada e com frio não é decididamente a melhor sensação do mundo. No entanto se a apanhar a meio, já não é uma situação que me preocupa, como acontecia antes. 

Ainda agora me recordo de no ano passado ter apanhado em Albufeira uma chuvada tão forte que nem conseguia ver bem a estrada à frente. E ainda tinha 25km pela frente até casa. 
Mas sobrevivi, mais uma vez!

3 comentários:

  1. Lénia,
    Correr na chuva, com o tempo favorável, é muito bom.
    Pedalar deve ser igualmente prazeroso. Mas com a temperatura baixando, o melhor é preservar o corpo.
    Normalmente no inverno essa não é uma opção. Então achei muito bacana a forma que colocastes a tua postagem.
    Esclarecedor e eficiente.
    Nunca andei de bike na chuva...vou experimentar.
    Bjo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Ingrid, sim com temperaturas baixas não é de arriscar. No ano passado perdi alguns eventos por causa de uma garganta muito "danificada" dos frios que apanhei. Há que respeitar o corpo e preservá-lo. Bjos.

      Eliminar
  2. Oi Lénia, tudo bem?

    É a primeira vez que escrevo em sua página, no entanto, a sigo e verifico suas atualizações. Você escreve muito bem, coisa rara hoje em dia, visto as "abreviações" que o mundo virtual criou e em muito torna o vocabulário das pessoas limitado. Coloquei o seu link em minha página, assim, fico antenado com as suas postagens.

    Em tempo: o meu blog sofreu algumas alterações, inclusive no nome, após 100 postagens, o "Fanáticos por Maratonas" dá lugar ao "Correndo Assim Mesmo!", que nasce para ser mais "amplo" e com a melhor definição do que superamos no dia-a-dia e, que apesar de tudo sempre estamos..."correndo assim mesmo"...

    Um abraço,

    Daniel Gonçalves
    www.correndoassimmesmo.blogspot.com.br

    ResponderEliminar