quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Taking it easy

These babies are patiently waiting for a run...

Encontrei este artigo no site "A Minha Corrida" e pensei que terei muito gosto em revê-lo dentro de algumas semanas quando regressar aos treinos de corrida.

Muitos devem identificar-se com este quadro em que quando paramos de correr por alguma razão, muitas vezes devido a lesão ou por indisponibilidade, por apenas alguns dias ou por algumas largas semanas, voltar torna-se novamente um desafio, por várias razões.

Quando fazemos uma pausa na corrida, muitos de nós deparamo-nos com alguns problemas:
- ganhamos peso (não se adequa a dieta à nova rotina);
- perdemos agilidade;
- perdemos alguma motivação, achando que nunca mais iremos conseguir voltar a atingir a forma física que tínhamos anteriormente;
- podemos até vir a sentir que a corrida se tornou numa maçada,  numa vida que se tornou agora mais cómoda sem planos de treino e com horários mais flexíveis.

Estes são alguns dos efeitos que esta paragem na corrida me tem provocado e dos quais eu não gosto nada, confesso. 

Espero ter muita paciência e força de vontade para voltar a sentir que irei voltar a correr uma meia-maratona ou, quem sabe, uma maratona no próximo ano.

Neste momento as dores que continuam a manifestar-se, sobretudo no osso calcâneo, na zona do calcanhar (mesmo sem haver qualquer actividade de corrida nas últimas semanas), indicam que é possível fazer uma vida normal (mas sem corrida), pois a dor é tolerável, mas há momentos em que me fazem sentir que estão cá para ficar.

O podologista disse-me que tudo teria de decorrer com calma e paciência, não seria apenas com alguns dias a tomar anti-inflamatório e a utilizar palmilhas de descarga (comecei o tratamento há dois dias), que a coisa ia lá num instante.

Paciência, e muita calma... Já começo a desesperar por não ver melhorias, mesmo tendo parado de correr há mais de 1 mês.

E no fundo, vem-me sempre esta questão à cabeça: "Porquê eu?" É estúpido pensar assim, mas nos naqueles momentos de irracionalidade, é só o que brota desta mente.

No entanto, ainda retiro prazer de quando fico ao corrente dos treinos dos meus colegas e amigos.  Consigo, ainda assim, viver a corrida, um pouco através deles e sonhar com o dia de regresso, que ainda teima em chegar.

Boas corridas, pessoal! 

P.S.:E não se preocupem, que esta telenovela está quase a chegar ao fim... Acredito que não é daquelas que enrolam muito. :-)

8 comentários:

  1. Que acabe rápido a "novela", para dar início a uma nova série com muitos episódios (corridas) felizes.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Ainda mantenho a esperança que sim, Tigas!

    Obrigada e continuação de boas corridas!

    ResponderEliminar
  3. Olá Lénia.

    Vim aqui cuscar o teu cantinho e estou a gostar :)
    Só não estou a gostar dessa lesão, mas vais ver que já faltou mais e não tarda nada estás de volta às corridas.

    Vai fazendo planos para quando voltares a correr. Define objectivos para alguns treinos diferentes do habitual, próximas provas e coisas assim do género que é para te manteres motivada :)

    Beijinhos e força!

    ResponderEliminar
  4. Oi, Isa! Obrigada pelas tuas palavras, amiga e grande campeã! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Começa a correr na areia, se calhar é melhor... As melhoras! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Boa ideia Sílvio, apesar de não me adaptar muito bem a correr na areia, dentro de 2 semanas, mais ou menos, vou começar por trotar na praia...
    Bjos.

    ResponderEliminar
  7. :) Isso assim tem ar de garagem de rico, onde se vê estacionado o Ferrari, o Porsche ou o Maserati, à espera que alguém os vá guiar para puxar o motor. E esses Asics estão mesmo a pedir um forte andamento. Vai falanado com eles para depois não se admirarem com a sede com que estás pela corrida ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, ah, ah, ah... Esta ricaça pode passar fome, mas não poupa nas sapatilhas... :-D Algumas vão à manicure e compram sapatos, eu é mais sapatilhas. Vá-se lá entender!

      Eliminar