quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

TRÓIA-SAGRES 2016

Missão cumprida!
Este ano ia em dúvidas se conseguiria terminar a distância de cerca de 200km que ligam Tróia à vila de Sagres. Ainda equacionei na semana passada não participar, mas depois decidi ir com o espírito de participar e cumprir os km que conseguisse. Ainda para mais, este ano tinha o incentivo de ter a companhia do meu irmão e saber que teria ali alguém ao lado a apoiar.
Sabia que o desafio para mim só iria começar aos 100km, cerrei os dentes e assim foi...


Partimos bem lá de trás pois o mano queria cumprir a tradição de partir realmente de Tróia. Estava a ver que quase partia de Setúbal ("Mas onde é que tu vais? Ainda não chega???")... :-P 
Saímos por volta das 8h30 da manhã, já um pouco tarde mas pelo menos evitámos apanhar os grupos maiores, onde por vezes há alguma confusão.


Parámos cerca de 3 vezes. Duas muito curtas só para encher os bidões e encher os bolsos e uma mais prolongada de 15' para beber uma Coca-cola e esticar as pernas. 



Foi no Rogil, a nossa última paragem, onde considerei dar por terminado este desafio. O ácido láctico concentrado nos músculos dava a sensação de me terem martelado as pernas. Julgava que a minha viagem tinha acabado ali, mas esfreguei as pernas, atestei o depósito e voltei à estrada. Passados 5 minutos a pedalar deu-se a renovação e senti-me praticamente como nova. 



Enfrentei com grande ânimo o segmento que sabia custar-me mais, aquele troço entre a Carrapateira e Vila do Bispo em que a serra de Espinhaço de Cão nos testa as últimas forças .

Mas pela primeira vez na vida emocionei-me a sério em cima de uma bicicleta. Ao sentir a recuperação do corpo, na descida para a Carrapateira, o coração derreteu. Tem sido um ciclo de 3 anos complicado a vários níveis, numa batalha constante entre corpo e mente. Sentir que naquele momento tudo trabalhava em sintonia pela primeira vez em algum tempo, amoleceu-me e um sentimento avassalador de gratidão preencheu-me por completo. Foi um momento de luto e ao mesmo tempo de renascimento, nem sei explicar. 


Por volta das 17h, finalmente avistávamos Sagres. O destino aproximava-se velozmente com vento a favor e o apoio do meu irmão. Foi um final muito feliz. Na minha pior forma de sempre, terminei com o meu melhor tempo e sem quaisquer mazelas físicas. 

Um agradecimento ao fundador Sr. Malvar por ainda conseguir manter a chama deste evento acesa. Grata especialmente ao meu irmão por ter sido uma "roda" excelente. Acredito que deve ser uma das pessoas que melhor "roda" deve dar. Sempre atento, a gerir a velocidade, a posição,... E um agradecimento ao nosso motorista de serviço, o nosso pai, que este ano abdicou de participar para nos apoiar. 



Tróia-Sagres 2016 - Os Dados
________________________

Data: sábado, 10 de Dezembro
Clima: nublado com algumas abertas
Temperatura: 13º - 17ºC
Vento: Sueste
Hora de partida: 8h20-8h30am
Tempo: 8h09'
Distância percorrida: 203km

7 comentários:

  1. Assim sim! Beijinhos minha querida!
    Pat

    ResponderEliminar
  2. Muito bom Lénia! Mesma na "pior" forma foste espectacular e diz lá se não são sensacionais as emoções que vivemos nessas provas de esforço intenso? Tão bom! Beijinhos e saudades....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida amiga! Espero que esteja tudo bem. Saudades também. Bjo

      Eliminar
  3. Espetaculo
    Também participei,cruzei me algumas vezes convosco, andei quase sempre a solo,levava um equipamento azul de Quarteira.
    Parabéns
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me perfeitamente! Espero que tenhas chegado bem e que tenha corrido como esperavas. Bjo

      Eliminar