terça-feira, 17 de outubro de 2006

Mamamaratona 2006




No domingo, dia 15 de Outubro, participei na Mamamaratona em Portimão.
Enquanto muitos se preparavam para percorrer 42 kms pelas ruas da cidade do Porto, eu preparava-me para um passeio à beira-mar, muito ensolarado e descontraído.

Bem, não foi exactamente um passeio. Fiz 8 kms de corrida, da Expoarade (local de exposições antes da ponte, em Portimão) à Marina e voltei. Foi agradável, mas... soube a pouco. (Bem, quem me "ouve", ainda pode pensar :" Ena pá, grande atleta" - nada disso...nem lá perto...)

Foi um percurso bem escolhido, porque praticamente não pusemos os pés na estrada, e acho que nem vi um polícia na rua. Fizemos o percurso todo por caminhos pedonais, vedados ao trânsito (95% do percurso). A única desvantagem que vi nesta prova, quanto à sua organização, foi o facto de misturarem os marchadores com os corredores.
Eu, junto ao local de partida

No começo, nem ouvi o sinal de partida. Estava ainda um senhor, num palco, a discursar, quando de repente, olhei para o lado, e vi a multidão em movimento. Depois para conseguir ultrapassar as pessoas que caminhavam ( a percentagem de marchadores era bem superior à de corredores), foi um problema. Foi tudo ao molho e fé em Deus!

Durante a corrida, tive de ir aos gritos, qual peixeira (mas bem educada) ..."Direita!Direita!" Porque eram tantas as pessoas que tanto andavam do lado esquerdo como do lado direito, que era impossível acelerar. Quase que atropelava algumas pessoas...especialmente quando me surgia um grupo, logo depois de uma curva apertada, em contra-mão. Aquilo quase que se transformava em tragédia...

Claro que tudo se passou de uma forma divertida. Acabei a prova em 43'. E ainda tirei uma foto ao lado da simpática Ana Dias.


Ana Dias, eu e o meu "peixinho"

Penso que a organização esteve muito bem. Mas se pudesse alterar alguma coisa, provavelmente, separava a partida da marcha, da partida da corrida. Uns atrapalharam-se aos outros...Mas, no final, o que contou foi a adesão de todo aquele público, que para o Algarve não esteve nada mal.
Aqui fica mais um relato "desportivo". Fiquem bem e... não se esqueçam: corram!

2 comentários:

  1. Obrigado Lénia,

    Fico muito lisonjeado pelo teu comentário… até corei :$
    É claro que o muro prega partidas, principalmente a quem se balda nos treinos e não está devidamente motivado para uma prova que merece tanto respeito.
    Não acredito que te preocupes com os teus tempos, pelo que já vi do teu blog, tu és mais corrida pela corrida.
    Tens que começar a pensar na tua primeira, se puderes escolhe uma no estrangeiro, aí podes juntar o útil ao agradável, e dá um gozo enorme correr outros 35 mil e muitos mais a assistir e a apoiar.
    Eu corro há 2 anos e quando comecei, passadas 2 semanas já estava a escolher onde seria a estreia… para o ano vai ser Roma!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo vosso Blog e em si a divulgação do Atletismo. Boas provas e saudações desportivas. Www.gdbva.blogspot.com

    ResponderEliminar