quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

20 Kms de Cascais - A Primeira Vez












No sábado passado, partimos de casa pelas 10h30 e chegámos a Lisboa por volta da uma da tarde. Almoçámos, e às 14h30 fomos em direcção ao Zoo de Lisboa. A temperatura não estava convidativa. Quando está frio, não me sinto confortável. Mas lá fomos ver os bicharocos, com o nosso peixinho que passou o tempo de boca aberta.
A constipação que me assolava desde a semana passada começou a dar outros sinais, lá para meio do passeio. Senti a voz a querer falhar, e pensei: "Que desperdício de viagem! Vir cá de propósito para correr, e não estar em condições!"
Felizmente que, contrariamente ao meu espírito normal, consegui entrar num jogo psicológico com o meu corpo. A afonia estava a piorar mas a minha mente tentava convencer o meu corpo de que o resto estava óptimo! Além disso, quem é que precisava de voz para correr?
Por isso, o facto de estar quase afónica à tarde, de ter as vias respiratórias um pouco "encalacradas", de sentir uma leve dormência geral não constituiu uma ameaça à minha participação na corrida da manhã seguinte. Já tinha decidido que ia, nem que tivesse de me arrastar até à meta.
Por volta das 6 da tarde chegámos ao hotel em Cascais. Da janela do quarto tinha vista sobre uma parte do percurso. Agora só pensava no que a Mãe Natureza nos reservava para o dia seguinte.
Apesar de estar a controlar os sinais que a minha mente enviava para o resto do corpo, estava com dificuldades em controlar o nervoso miudinho que sentia em relação aos 20 kms. Estava com receio de não terminar a prova. Já há quase 2 anos que não participava numa corrida desta distância. Além de que as minhas expectativas eram bastante baixas. Tinha ouvido falar do mítico vento a Noroeste, que me faria abrandar o ritmo e abanar o corpo.
Na manhã do dia 18, domingo, acordei às 7h30, completamente afónica. Enquanto tomava um pequeno-almoço sossegado, uma empregada veio pedir-me o n.º do quarto, mas eu não pude responder, tive de recorrer à linguagem gestual.
Às 9h10 já estava a recolher o meu dorsal e a tentar encontrar algumas caras conhecidas. Não via ninguém, e ao mesmo tempo tanta gente por ali, em pequenos grupos. Finalmente alguém olhou para mim e fez um sinal. Penso que foi o Zé Magro. Ao lado dele encontravam-se outras caras que pouco a pouco fui reconhecendo e outras fui conhecendo pela 1.ª : o Zé Duarte, a Eliana, o Luís, o Helder, o Carlos, o Gaspar, o Lacerdov (que ainda não sei afinal qual a nacionalidade dele), o Fernando Andrade. Tentei falar com eles, mas estava complicado. E foi uma pena, porque quando estamos com alguém pela 1.ª vez, é muito triste não poder trocar as primeiras impressões pessoais. Assim, foram só algumas trocas de olhares. A conversa fica para a próxima.
Minutos depois, reconheci o amigo Zen e fui ao seu encontro. Lá estava também o Victor Silva e a sua família.
Foi um prazer enorme conhecê-los a todos, pessoal!
Mas a hora de partida aproximava-se e, assim, fui aquecer a 15 minutos do tiro.
Dei os beijinhos aos meus dois mais queridos e lá fui "intrometer-me" no meio da multidão de atletas. Artilhada de lenços de papel no bolso das calças, estava, contudo, satisfeita. O meu primeiro objectivo estava cumprido: tinha conseguido estar presente na linha de partida.
10h00 - partida. Começámos bem, logo com uma subidinha com cerca de 250 m. Fui sempre muito cautelosa, porque não sabia como o meu corpo iria reagir daí a alguns kms e não conhecia o percurso.
Cerca do km 10 ou 12 vejo algumas caras conhecidas a fazer o retorno: o Fernando Carmo, o Paulo Lamego, o Zen, o Victor Silva, o Andrade, e outros logo a seguir.
O vento pareceu-me uma brisa até entrar mesmo naquela parte do percurso,a seguir ao hotel da Sr.ª da Guia. E mesmo depois, fiquei muito satisfeita, porque aquilo não era vento que me assustasse e durou pouco. Ao chegar ao ponto de retorno, vi que o vento estava ali a ajudar. Comecei a perceber que os joelhos estavam a reagir bem e que ainda não tinha dores, por isso aí pelo km 14 comecei a ver que podia aumentar o ritmo de forma segura.
Cheguei à cidadela com 1h54. Não foi brilhante, mas para mim soube-me a vitória. Parece até que fiz apenas 1h20. A prova foi linda, assim como o percurso. Não sinto que tenha feito 20 kms. Pareceu-me menos.Talvez porque fui a saborear cada passada, cada paisagem, cada rosto.
No final, uma linda camisola bordeaux, provavelmente a mais bonita que já vi, neste tipo de evento. E a Mãe Natureza esteve do nosso lado - que belo dia!
E agora que aqui estou sentada, só posso dizer que esta é uma prova que vale a pena. Passou a ser uma das minhas preferidas. Lindíssima! Nota 10. Pró ano lá estaremos todos outra vez!
Treino da semana passada:
sábado, dia 17 - 30' ccl
domingo, dia 18 - 1h54'
Um bom resto de semana para todos!




7 comentários:

  1. Olá Lénia

    Tentei responder-te mas aparecia esta informação

    Lénia Gamito has chosen not to receive private messages or may not be allowed to receive private messages. Therefore you may not send your message to him/her.

    O Homem da Maratona chegou ao fim.
    Para breve um outro projecto.

    Lamento que o endereço tenha sido "tomado" por uma empresa de venda de medicamentos ( e que medicamentos!).

    Bons treinos e muita força!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Lénia,

    Todas as felitações para os teus 20 Km de Cascais, apesar de teu pequeno refroidissement. Mas qual felicidade de terminar uma corrida de tal maneira!
    … Bons treinos.
    Pequena nota para Zen, mais médio de aceder seu blog, vende doravante pilules viagra!! ...... Ah, ah, ah .......

    ResponderEliminar
  3. Tas em forma miuda... gostei de ver as tuas fotografias e foi com prazer que li o relato da corrida, parabens...

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Olà Lénia;
    parabens pela sua currida.
    o que mais entareça é de chegar
    à méta.
    mas com um treino a mais fera melhor.

    bons treinos.
    ((antoine))

    ResponderEliminar
  7. Olá léninha, mais uma vez parabéns
    Fez uma óptima prova um excelente
    Resultado! e ía constipada olhe se
    Não fosse, ninguém apanhava, aliás
    Quando passou por mim entre os
    15/16 kms, passou por mim até
    parecia uma flecha, eu nem tive
    tempo para dizer, oi lénia eu vou
    aqui que tal era a satisfação da
    corrida, quando cheguei há meta
    dei por ali uma volta e não a vi
    as fotos tão muito bonitas, mas
    a 1ª foto com os braços levantados
    a mostrar os músculos, como, ganhei
    sou uma vencedora, e é.
    Bons treinos e até há Meia de Lisboa
    AP

    ResponderEliminar