domingo, 4 de novembro de 2007

X Milhas do Guadiana


Mais uma edição de uma prova que acompanho há 12 anos. Apenas nos últimos 3 anos tenho participado assiduamente, mas de facto pouco mudou e ainda bem. A organização nunca deixa pontas soltas, nunca encontro nada a apontar. Tudo corre sob perfeição, só as pernas é que não deslizam tão perfeitas, mas tenta-se que a máquina reaja.
Hoje partimos às 11 horas, sob um calor que acusava os 22- 23 ºC, no mínimo.
Esta corrida tem uma particularidade muito interessante, que talvez muitos não conheçam. Todos os anos o percurso varia, ora na direcção Vila Real - Ayamonte, ora o inverso, dado que se trata de um esforço conjunto entre a parte espanhola e a portuguesa.
E assim é. Ligamos dois países, duas culturas numa corrida a pé. E é engraçado que ao atravessar a ponte, o público e os elementos da organização pertencem à nacionalidade do território que pisamos e aí sentimos uma mudança na sua atitude e comportamento. No lado espanhol, temos palmas, gritos de força e palavras de ânimo, no lado português temos espectadores muito observadores e alguns indignados, por ali estarem contra a sua vontade dentro das suas viaturas, à espera que a procissão passe por definitivo.
São diferenças engraçadas, que todos os anos podemos constatar. No lado português somos nós que puxamos pelo público e no lado espanhol é o público a puxar por nós. Tudo bem, é assim mesmo...somos pacatos, na nossa maioria, não há mal nisso...
Este ano, partimos de Vila Real em direcção a Ayamonte. Logo de início vi muita gente cheia de pressa de chegar à frente. Muitos me passaram, mas 3 kms depois já traziam o passo mais ligeiro, quando por eles passava. Às vezes, há que conhecer o terreno, antes de nos atirarmos a ele.
Mesmo indo com calma, sempre no mesmo ritmo (5'30/ km), admito que hoje sofri mais do que outra coisa. Passei ali um bom bocado antes de chegar à subida de Ayamonte, a mentalizar-me e a crucificar-me de que aquilo seria difícil, bem...e foi. Admito que ia em mim um sentimento de derrota enquanto subia aqueles escassos metros a subir. É tudo psicológico, de verdade!
A subida não é longa, eu é que na verdade estou mal preparada. Há dois anos fiz aquilo de outra forma, cheguei ali, liguei o turbo e foi canja!
Bem, mas cheguei ao fim. E em grande parte do percurso, tive a sorte de ter dois camaradas, o Sr. Cabral e o Sr. António P. Infelizmente, não lhes dei muita conversa, ia muito concentrada a pensar na famosa subida...
Cheguei com 1h29', sob um belíssimo dia de quase Verão (o tempo anda tão estranho, não é?).
Algum tempo para confraternizar, beber qualquer coisa, e partimos para almoçar a caminho de casa.
Ao chegar ao restaurante, não sei o que me deu. Bem...saber, até sei, porque já aconteceu antes.
Os sintomas são sensação de fraqueza, ao ponto de não me conseguir movimentar, calor forte seguido de suores (suei mais ali do que em toda a corrida) e quase que perdia os sentidos. Passei por isso duas vezes, até começar a sentir-me melhor.
Não entendo, tomei o p. almoço, comi uma banana e bebi um sumo e água depois da prova, e só uma hora depois é que isto me acontece? Já é a 3.ª vez que acontece. Aconteceu há 3 anos depois da meia de Lisboa (tb 1 hora depois, aproximadamente) e o ano passado, uma ou duas horas depois de correr os 11 kms em Mte Gordo. Estranho, não é? O único ponto em comum que estas 3 situações têm é o facto de não estar na minha melhor forma física. De certeza que é só isso.
Mas não gosto, é uma sensação estranha, parece que vou desta para melhor, é pior do que passar por uma intoxicação alimentar, mas é parecido.
O importante é que consegui ultrapassar o meu objectivo. Para o ano, lá estarei!
Agora é descansar bem, e ver como ficaram os meus joelhitos, para começar a trabalhar para a meia-maratona (a de Lagos ou a de Sevilha). Vamos ver!
Boas corridas para todos!

15 comentários:

  1. Bom dia Lénia,
    de certeza que se hidratou bem? e não estou a falar só de água.
    Pois passei pelo mesmo alguns meses atrás na Meia de Setubal, e falta de água não foi.
    Vim a saber mais tarde que todos esses sintomas têm a ver com a queda brusca dos níveis de sódio no corpo. O que faz com que as bebidas(powerade, etc) reponham ao longo das provas.
    Toma cuidado com isso, pois infelizmente, foi a causa da morte de um atleta este ano na maratona de Londres. O que aconteceu com esse, foi que bebeu água a mais, e os níveis de sódio baixaram tanto, que mesmo estado 2 dias depois no hospital não o conseguiram salvar.
    Têm cuidado com isso. Hidrata-te sempre, mas bem. Principalmente quando está calor.

    Um abraço
    Nuno
    (Força!)

    ResponderEliminar
  2. parabéns Lénia. mais uma corrida feita.
    fiz essa prova há 3 anos e adorei. decorre num cenário paradisíaco. ainda não consegui voltar mas tenho-a sempre debaixo de olho. talvez para o ano...
    quanto ao estado físico no final da prova, sim cuidado!, sobretudo porque aí em baixo faz muito calor durante o dia (e durante estes dias outonais em particular).
    boas corridas
    ab

    ResponderEliminar
  3. Olá Lénia

    Só para dar os "parabéns" e pedir desculpa por não ter falado muito. Gostei de te ver, mas não estava nos "meus melhores dias".
    Também gostei muito de fazer a prova.

    Esses sintomas, acho que os senti na Corrida do Tejo. Só depois da prova e passado algum tempo é que surgiram. Atribuí-os às más condições físicas e aos efeitos secundários de umas "coisinhas redondas" que tomo para dormir e não se dão muito bem com o esforço físico. Nesta corrida senti-me bem.

    Um beijinho

    Paula

    ResponderEliminar
  4. Olá Lenia
    tambem venho aqui para lhe dar os
    parabens fez uma optima prova.

    Lenia eu é que tive a sorte de nos
    ultimos 9 kms ter corrido consigo
    até á meta, aquela ultima subida
    de Ayamonte é que me partio todo
    enquanto a Lenia manteve sempre o mesmo ritmo, eu vinha a meio da subida e você já tava lá em cima
    perto da rotunda, embora depois eu
    tivess-se recuperado, e lá fomos
    juntos.Quanto á má desposição tou
    de acordo com o Nuno, porque comigo
    passou-se o mesmo em Setubal, aliás
    isto foi comentado no fórum, a partir de um certo esforço só agua
    não chega temos necessidade de bebidas energéticas.
    Quanto á sua próxima Meia Maratoa
    seria um prazer correr pela equipa Omundo da Corrida na Meia de Sevilha, até lá bons treinos

    PS: Lenia o meu nome é só Antonio e não Sr.
    Antonio Pinho

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde, Lénia...

    Parabéns pela prova.
    Quando está muito calor e não nos prepararmos por aí além, podemos ter alguns problemas, mas parece-me uma coisa passageira que com treino adequado às condições climatéricas e com uma hidratação correcta isso pode não voltar a acontecer. Mas convém estar atento e escutar sempre os sinais do corpo.

    Abraço

    José Capela

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pela prova Lénia!

    Tenho muita pena de não ter podido ir...

    Até breve
    Ana

    ResponderEliminar
  7. Olá Lénia

    Parabéns! Já vi que continuas a gostar de desafios!

    Quanto ao teu estado de saúde, sugiro-te que faças análises e exames cardiológicos, é importante para quem pratica desporto.

    Quanto ao resto... ah esse aroma algarvio, já tinha saudades!

    Boa recuperação.

    ResponderEliminar
  8. -------\\\\|/-------
    ------(@@)-------
    -ooO--(_)--Ooo—
    Olá amiga Lénia meus parabéns pela corrida da X MILHAS DO GUADIANA ótimo tempo que vc fez Parabéns!!! continua assim que vc vai longe menina.
    Amiga quando puder compareça no meu blog e leia lá o relato de uma corrida que eu participei em uma cidade de MG.
    Boa semana para vc.
    www.jmaratona.blogspot.com
    Um abraço,
    JORGE

    ResponderEliminar
  9. Ola Lénia;
    parabens pela sua corrida.
    boa continuaçâo.
    antoine

    ResponderEliminar
  10. -------\\\\|/-------
    ------(@@)-------
    -ooO--(_)--Ooo—
    Olá amiga Lênia.
    Gostaria de saber O QUE VOCÊ FAZ COM SUA MEDALHA APÓS A CORRIDA?
    Este é o tema do meu blog, compareça por lá e deixe sua opinião.

    www.jmaratona.blogspot.com

    Um abraço

    JORGE CERQUEIRA

    ResponderEliminar
  11. Amigo passei aqui para te convidar para vc dar uma visita em nosso Blog http://4corredores.zip.net
    Fizemos um linl para o seu blog a fim de facilitar os nossos amigos de conhecer os seus textos e se vc quiser fazer o mesmo esteja a vontade. Vc será sempre bem vindo em nosso blog.
    Um grande abraço
    Marildo Nascimento

    ResponderEliminar
  12. Parabéns, miúda. Sobre o teu mal-estar, tu mesmo o disseste: "É tudo psicológico!" Bem... quase tudo!
    O que vou dizer parece estúpido, mas passou-se assim: há 2 anos, numa fase de grande stress psicológico e afectivo, tive uma lesão no joelho e na anca esquerdos depois dos 20 km de Cascais. Hoje sei que precisava de parar TUDO, abrandar e repensar uma série de coisas - como depois aconteceu - e que o meu corpo, mais esperto do que eu :-D me estava a avisar na sua linguagem muito básica e directa!
    A lesão curou-se com a fisioterapia do grande Nuno Morais(um excelente profissional que recomendo) e eu estive muitos meses sem treinar ou apenas a fazer exercício físico soft quando me apetecia.
    Um dia,começou a doer-me outra vez o joelho, sem mais nem menos. Fui correr, que é o que eu mais gosto de fazer. A dor passou. Estava na hora de recomeçar uma actividade que faz parte de mim.:-)

    Isto é só a minha experiência, e sobretudo a minha interpretação dos factos. Valem o que valem...

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  13. a anónima sou eu: juanolla.Perdi-me nos campos de preencimento!

    ResponderEliminar