segunda-feira, 13 de abril de 2009

Triatlo de Quarteira 2009



A edição do Triatlo de Quarteira deste ano esteve melhor que nunca. Foi uma edição especial porque tivemos direito a um grande espectáculo durante 2 dias, pois tivemos a Taça de Portugal no sábado e a Taça da Europa com os maiores no domingo.


Nesta edição, parece que os deuses ou os santos estiveram todos presentes. Muitos factores contribuíam para o sucesso do evento.


Em primeiro lugar, a organização esteve excelente, tudo correu muito smooth, sobre rodas, sob a alçada da equipa que geriu o evento. O povo saíu à rua em peso, notou-se mais afluência provavelmente devido aos horários diferentes para a Taça de Portugal e devido à presença das "estrelas" nacionais e estrangeiras. O tempo esteve óptimo, de céu limpo e sol a brilhar, apesar das temperaturas terem descido uns dias antes. O mar estava um caldinho, tendo em conta a temperatura do ar. Surpreendeu-me ter passado mais frio em Agosto na Praia da Rocha do que nesse dia (ok, estava a usar fato, mas ainda assim...o meu rosto não congelou e não saí com os músculos faciais paralisados.).


Apesar de estar na minha pior forma de sempre em todos os sentidos, encarei o desafio de frente e agarrei-o pelos cornos. O desafio era só entre mim e mim, por isso estava no papo. No entanto tenho de confessar que estava muito nervosa, e cada vez mais, à medida que se aproximava a hora. Estava terrível, parecia eu que ia disputar o primeiro lugar (não ia, mas tinha de provar a uma ou duas pessoas, incluindo a mim própria, que estava ali para terminar). Felizmente o nervoso desapareceu assim que me coloquei na linha de partida.

O mar estava do nosso lado. Engoli um pouco de água, levei alguns pontapés e alguns semi-murros mas foi sem dúvida o segmento mais fácil. O cansaço só o notei assim que saí da água, por isso julgo que podia ter feito melhor na natação.

A transição para a bicicleta foi lenta, por opção, pois tive de pôr batom do cieiro e fazer um rabo de cavalo digno de capacete. E claro, montar a bicicleta também não é o meu forte...

O percurso de ciclismo este ano foi muito melhor, alteraram algumas partes, mas na minha opinião ficou mais interessante, aproveitando melhor a Avenida de Ceuta.

Os amigos aqui fizeram-se notar. Não sei como consegui reunir um pequeno grupo que me incentivou na bicicleta, e por incrível que pareça, ouvirmos o nosso nome ajuda. Até pode nem ajudar às pernas, mas anima bastante. Os meus pais não estiveram presentes, mas este ano veio o meu irmão que também foi um grande apoio.

Mais uma vez na transição para a corrida houve mais uma sessão de cabeleireiro e maquilhagem antes da partida. Para a próxima terei de considerar uma manicure ou até uma pequena massagem antes do segmento seguinte.

Pois, a corrida já foi o meu segmento preferido, mas este ano, não foi decididamente o meu forte. A primeira volta foi um pouco a arrastar as pernas, só na segunda comecei a sentir-me ligeiramente mais solta, mas a verdade é que consegui manter sempre a boa disposição e até dar força aos colegas (apesar de quem precisou de força fui eu).


A meta não tardou a aparecer no horizonte e no final ainda deu para um sprint levezinho. À chegada encontrei o amigo Fernando, a quem eu devo a minha decisão de ter participado na edição deste ano. Não sei porquê, mas as palavras dele há umas semanas atrás serviram como um clique no meu cérebro. Nesse instante decidi pôr mãos à obra e começar a preparar-me. E sabem que mais? Mesmo sem resultados, sendo uma das últimas, adorei cada momento e só tenho pena que não tenha durado mais...É este o prazer do Triatlo: parece que não custou nada quando terminamos.
Infelizmente este ano, não tenho fotos de mim em prova, pois o fotógrafo tinha à perna um reguila de 4 anos que lhe impossibilitou a tarefa de me fotografar.
A sentença: 1h30'36'' (16:39 swim; 43:24 bike; 26:43 run). Infelizmente não dá para comparar com o ano passado pois os percursos foram ligeiramente alterados, à excepção da natação ( o ano passado fui mais lenta mas porque tinha o compromisso de não deixar para trás a Jill).
À noite, fomos à Pasta Party que decorreu no Aquashow. Fomos bem recebidos e comemos muito bem (foi a minha 1.ª pasta party). Mais uma vez constatei o excelente nível a que a organização estava a habituar-nos. Fiquei sentada junto ao amigo Pedro e tive oportunidade de estar perto da Vanessa Fernandes, que mais uma vez me pareceu extremamente acessível e querida.


No dia seguinte admito que também não tirei quase fotos nenhumas, tal era o entusiasmo em assistir cada momento da prova dos atletas de elite. Além de assistir, estive sempre de bandeira em punho a dar força aos nossos portugueses, que muito se esforçaram por dar o seu melhor. Adorei em especial os desempenhos do Bruno Pais e do João Pereira (este rapaz demonstrou sempre incrível boa disposição mesmo em grande esforço). E como esta gente nada, pedala e corre que se farta, mal dá para apoiar e tirar fotos aos mesmo tempo. Nesse dia, preferi dedicar-me mais a apoiá-los a todos do que a fazer uma boa reportagem fotográfica ( ah, e deixem-me que lhes diga que ter o nome no rabiosque ajuda, pareciam eles todos parentes, da forma como as pessoas os aplaudiam).


Os resultados no final não são coisa que dê muita importância enquanto espectadora quando sei que todos fizeram o seu melhor, por isso acho que este ano Quarteira assistiu a um evento desportivo de elevada qualidade. Tivemos excelentes atletas, tudo correu na perfeição e o público aderiu.


Só posso desejar que para o ano haja mais...

6 comentários:

  1. Se de alguma forma contribuí para que mais uma pessoa estivesse à partida e que, essa mesma pessoa tenha desfrutado ao máximo daquele evento, então, fico bastante satisfeito.
    Triatlo em Quarteira só para o ano... mas há tantos outros por aí... :-D

    ResponderEliminar
  2. Olá Lénia
    parabéns, espero também que haja mais para o ano e já agora que volte a participar.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Gostei imenso da sua descrição, principalmente a parte das transições :-)
    Tive imensa pena de não participar mas para o ano se não houver peripécias ( com joelhos e afins ) vou fazer uma "forcinha" para dar aí um salto.
    Parabéns pela participação :-)

    Maria

    ResponderEliminar
  4. querida Lénia, meus parabéns por mais uma prova completada,vc foi mto bem sim...olha precisa vir aqui no Brasil participar de alguma prova, convite feito, abraços Regis

    ResponderEliminar
  5. "É este o prazer do Triatlo: parece que não custou nada quando terminamos."

    Nem mais!:D
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Boaaaaaaa Amiga Lénia!!!! Adorei o relato da prova e para o ano conta com a malta! Grande abraço Deni Vargues

    ResponderEliminar