segunda-feira, 7 de março de 2011

Mission Accomplished

Hoje está a ser doloroso fisicamente, mas ontem foi um dia delicioso - concluí os 20 kms de Cascais, chegando inteira, e na vertical.
.
Estava um dia de chuva, mas cerca de 40 minutos depois do início da prova, a chuva cessou e o sol deu o ar da sua graça. Partimos às 10h, com uma volta de 5km por Cascais e passagem pela linha de meta, cumprindo os restantes 15km com ida até ao Guincho e regresso. Mais uma vez, fiquei deliciada...O percurso é bastante agradável e a única parte que assusta é uma descida depois da Sr.ª da Guia que, parecendo longa, nos faz temer o regresso. Mais tarde, constatei que a descida parece bastante mais longa do que a subida. O máximo, não é? Ou será apenas boa gestão de esforço?
.
Logo no final dessa descida, na primeira metade, conheço o António Sul, que a partir daí, acompanha-me e, mais tarde, acompanho-o eu a ele, até ao final.
.
Eu ia toda feitinha para ir caladinha, coisa rara...pois, no passado, constatei que indo focada nos meus objectivos, e concentrada na minha respiração e passada, alcançava melhores resultados. Mas, desta vez, de vez em quando, lá trocava algumas palavras com o meu parceiro, sendo ele o condutor principal das conversas.
.
Senti-me sempre bem, mas até alcançar o ponto de retorno no Guincho, não sabia se tinha capacidades para aumentar o ritmo. O António neste aspecto foi um grande apoio, pois mesmo antes de chegar a esse patamar, já tínhamos começado a apertar mais um pouco e a ultrapassar. A partir daí, fomos sempre a ultrapassar. E que bela sensação!
.
O vento naquela zona prega-nos sempre a partida. Achamos sempre que temos o vento contra quando vamos para lá, mas assim que voltamos, parece que ainda nos castiga mais. Logo, logo, esqueci o vento e concentrei-me na subidinha a seguir à Qta da Marinha. Nada de nada. Receios para quê? Não voei, porque me sinto pesada, mas fi-la sem dificuldades. Senti que estava em controlo, apesar dos níveis de confiança não estarem a 100%.
.
Com o apoio do António, a partir do km 18, foi sempre a dar o meu melhor (com cautela). Curiosamente, a descida mais inclinada é sempre onde sinto que não rendo o suficiente, que poderia alargar mais a passada e soltar-me mais. Talvez se deva ao receio de lesão nos joelhos.
.
O final estava ali, à curva. E antes de vislumbrar a meta, já sentia que esta missão estava cumprida, estando os objectivos praticamente todos alcançados.
  • Objectivo 1: estar na linha de partida com saúde e bem disposta;
  • objectivo 2: chegar à linha de retorno;
  • objectivo 3: alcançar todas as minhas "lebres" (outros atletas a quem me proponho alcançar e ultrapassar durante a prova);
  • objectivo 4: chegar com um sorriso em menos de 2 horas.
.
Tudo cumprido. Numa 1h50', tal como em 2008. Três anos depois, 3 kilos a mais, mas a pujança de sempre. Parabéns a mim!:-)
.
E muitíssimo obrigada, António.

À chegada
Eu e o meu peixinho
Número da sorte
Linha da frente. Ornelas, o vencedor incontestável (o rapaz
é incrível!!!) está de camisola amarela, no canto esquerdo, atrás do de camisola vermelha.
Todos vencedores.
Ó para mim. Onde está a Lénia?
Eu e o rapazinho que me pediu para chegar em 1.º (mas que se chegasse em 2.º ou 3.º, não fazia mal).
Eu e o António Sul


Já no relax.
Não podia faltar uma com o fotógrafo.
P.S. Em jeito de conclusão do último post (o efeito das endorfinas ainda não passou e com o entusiasmo da corrida, esqueci-me de vir dar notícias), na passada quarta-feira fui então fazer exames ao coração: um electrocardiograma, um ecocardiograma e uma prova de esforço.
No final, o cardiologista disse-me que de acordo com os exames, estava tudo bem, não se encontrava nada de errado e que eu tinha carta branca para continuar. Na opinião dele, depois de lhe explicar que a única coisa que se tinha alterado na minha rotina antes da corrida, era comer uma peça de fruta (antes sempre corri em jejum), ele achou que pudesse ser uma desordem a nível gástrico, relacionado com o estômago a empurrar o esófago que me pudesse levar a pensar que seria o coração. Não sei...fiquei confusa. No entanto, o Dr. pediu-me para testar as várias situações ( correr em jejum, fazer maior intervalo antes de correr, etc...). O que é certo é que das últimas vezes, depois desta conversa, corri em jejum e não senti nada. No dia da prova, tomei o P.A. duas horas antes e só tomei um pouco de Gatorade e dei duas trincadelas numa barra energética meia-hora antes da partida. Nada, não voltei sentir nada igual (talvez algo lá no fundo, fundinho). Vou continuar a testar. E pronto, aqui fica o meu testemunho, no caso de ser necessário.
.
Até breve.

7 comentários:

  1. Olá Lénia!
    Fico contente por saber que conseguiste alcançar os teus objectivos para esta prova.
    Realmente aquela subida este ano pareceu-me menos inclinada, certamente porque a atleta que me acompanhava nem vacilou, sempre cheia de força, não me deu hipótese de descansar e quando dei conta... a subida, qual subida? Já era! Meta quase à vista.
    Com toda essa força e esse prazer pela corrida, penso que para o ano poderei ter o prazer de fazer parte das tuas “lebres” :) Força amiga atleta.
    Parabéns e obrigado pela companhia.
    Muitos e bons treinos
    António

    ResponderEliminar
  2. Oi António,

    Obrigada pelas tuas palavras e pela companhia no Domingo.
    Se quiseres que te envie a foto, envia msg para leniaribeiro@hotmail.com.
    Bjo.

    Boas corridas,
    Lénia

    ResponderEliminar
  3. Olá vencedora,
    Parabéns pela superação deste objectivo e pelo afinco que mostraste na preparação para a prova.
    Pode ser que numa próxima prova possa fazer-te companhia.
    Abraço
    Nelson

    ResponderEliminar
  4. Lenia, meus parabéns pelo exelente resultado e mais ainda por chegar bem e com um belo sorriso no rosto.

    ResponderEliminar
  5. Oi Lénia,

    parabéns pelo resultado! Fico feliz por você ter ido ao médico e não ter nenhum problema. Agora pode correr ainda mais ;)
    Quem sabe um dia ainda corremos juntas. Por enquanto tenho que treinar muito.

    ResponderEliminar
  6. Ola Miga Lénia!! Eu sabia ke mais cedo ou mais tarde o bichinho da corrida iria forçar-te a voltar ao ativo, Fico super contente, temos de combinar uma corridinha, gd abraço Deni

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelos comentários caros amigos! Voltem sempre!

    ResponderEliminar