terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Trail em S. Brás de Alportel

Nos dias que correm é cada vez mais raro termos a oportunidade de nos embrenharmos no meio da Natureza, a correr ou a passear, respirar aquele ar puro que muitos já nem sabem a que cheira e ouvir sons que já tínhamos esquecido. O engraçado é que muitas vezes não falta nem tempo, nem oportunidade. O comodismo instala-se e acabamos a viver afastados de um meio que tem muito para nos oferecer. A simplicidade da vida no campo e o contacto com os prazeres simples da vida está a desaparecer aos poucos, mas no fundo por culpa nossa. Lá longe, espera-nos um espaço de entretenimento que tem a capacidade de nos voltar a fazer sentir verdadeiramente vivos e em comunhão com a Natureza e foi lá que neste fim-de-semana vivi bons momentos.

No sábado, aceitei o desafio do Peter e de um grupo de amigos para percorrermos cerca de 21km pela serra de S. Brás de Alportel. Com o apoio da carrinha do Peter e da sua esposa Anabela, tivemos o privilégio de receber apoio em 3 pontos de abastecimento. 

Foi um percurso difícil  para quem está habituado a correr em plano como eu, mas não deixou de ser espectacular por isso mesmo, pela dificuldade, pelo bom ambiente do grupo e pelos bonitos trilhos. Subimos, subimos, subimos, atravessámos ribeiras, apreciámos lindíssimas paisagens e respirámos o silêncio e a tranquilidade da serra. Impagável!

Está mais do que provado que no Algarve temos todas as condições para organizar várias provas de "trail running", como existem pelo país fora. Temos o excelente clima e a serra, só nos faltará mais atletas e praticantes de corrida de montanha a aderirem a este género de eventos aqui na região. No sábado, demos um primeiro passo. Quem sabe se, em breve, mais alguns se juntam a nós, fazendo crescer a modalidade na região? 

Boas corridas!


Na Brazmaq - ponto de partida com:
 Marco, Carlos, Sérgio, Manuel Faísca, eu, António, Jorge e Peter


Ainda em meio urbano...


Na Fonte Férrea, em Alportel.

A saltitar sobre uma das ribeiras que atravessámos.

Quase a perder o equilíbrio... Meninas...

Ufa!

Em plena Natureza...


Após o último posto de abastecimento cerca do km 12.

5 comentários:

  1. Já pensaram em pegar nesse percurso e organizarem uma prova de Trail? Não é assim algo de tão complicado se a fizerem com alguma simplicidade.
    Eu estou longe mas caso queiram ir com a ideia para a frente posso ajudar a divulgar a prova e tentar meter-vos em contacto com quem seja especialista no assunto e vós possa dar umas dicas!
    Pelas fotos o percurso parece-me muito bonito!

    ResponderEliminar
  2. Pelo visto é um percurso muito bacana... Dá até vontade de correr nas terras além mar...

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Jorge, pode ser que se torne uma realidade!

    Fábio, as fotos de telemóvel não fazem justiça à beleza do local, mas de facto dá para ficar com uma ideia.

    ResponderEliminar
  4. Tu corre moça, que o half esta ai ao virar da esquina.Continua com esses treinos que vai ser "facil" a coisa por terras de D.Quixote de la Mancha.

    http://estremoztriatlo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Olá, Lénia!
    Tens algum contacto de e-mail aqui do blogue? Tenho uma pergunta (sobre corrida!) :)
    S.

    ResponderEliminar