terça-feira, 23 de julho de 2013

A tentar regressar - metatarsalgia?



Já lá vão 3 semanas em que tive de parar devido a dores no pé direito. Nestas semanas, corri duas vezes. 

Pensava que se tratava de fascite plantar, pois a dor começou na sola na parte interna do pé, em toda a sua extensão.

Após uma semana, consultei a opinião de um fisio conhecido que me indicou o uso de esponjas na zona da frente do pé, pois acha que se trata de metatarsalgia. Pressionou alguns pontos em que me doeu bastante, deixando-me os dedos dos pés dormentes.

O seu conselho foi que usasse essas esponjas e que aguardássemos por alguma evolução. Não achei que tivesse muita esperança de melhoras e indicou que caso não melhorasse, teríamos provavelmente de tentar as infiltrações (injectáveis).

Até agora, não necessitei de regressar ao fisio, pois a dor só aparece caso eu pise uma pedra ou coloque mal o pé durante a corrida. A caminhar normalmente não sinto nada. No entanto sei que está lá qualquer coisa.


Deixo aqui o meu testemunho caso haja alguém que já tenha passado pela mesma situação e queira aqui partilhar a sua experiência.

Amanhã espero voltar a correr com cautela, além de querer começar a pedalar novamente, já que foi também a pedalar há 2 semanas na subida ao Alto da Picota que senti uma pontada no pé, quando estava a pedalar de pé.

Dores e queixumes à parte, andei uns tempos um pouco desmotivada com o sentimento que não valia a pena tanto esforço quando existem outras preocupações actualmente a ocuparem-me a cabeça e a vida. Mas estou novamente a mudar de atitude e a sentir que sem a prática desportiva e os meus queridos treinos diários, não sou a mesma. E todos terão de aceitar isso. Já faz parte de mim, contribuindo efectivamente para a minha estabilidade mental e saúde física. Por vezes, chego a pensar que todas estas dores que aparecem, são muitas provocadas por um algum desequilíbrio a outros níveis, emocional e mental. E se é isso que sinto, vamos tentar mudar! 

Para praticar desporto diariamente, preciso de objectivos concretos. Não me basta o exercício como forma de manter a boa forma física, preciso de desafios e de estar em contacto com pessoas que partilham dos mesmos gostos e ambicionam o mesmo estilo de vida. E ultimamente tenho sentido falta dessa parte da minha vida.

Por isso, caso o corpo e a mente mo permitam já tenho 2 objectivos /desafios traçados para daqui a alguns meses:

1.º concluir novamente os 200km do Tróia-Sagres em Dezembro;

2.ª estrear-me na Maratona, provavelmente em Fevereiro em Sevilha.

Estar presente nestes dois eventos não me parece tarefa complicada, o grande desafio será manter-me motivada e conseguir treinar com regularidade, e acima de tudo, sem lesões e com um sorriso, acima de tudo. 

Boas corridas!

3 comentários:

  1. É assim mesmo moça, gostei de te ler. Mas vamos por partes.
    «e indicou que caso não melhorasse, teríamos provavelmente de tentar as infiltrações (injectáveis)» ... hum ... infiltrações? Só porque sim? E um ortopedista pelo meio? E um exame? Pensa nisso antes de avançares com coisas que provavelmente nada curam e só disfarçam (sem querer menosprezar a opinião do fisioterapeuta).
    Não é que sejamos desportistas de elevado nível, mas a verdade é que treinamos como poucos treinam. Basta ver os volumes de preparação para o Iberman. E hoje é uma corrida, amanhã um ciclismo e depois uma natação e uma corrida só porque sim. É difícil estar num patamar e abrandar muito ou mesmo parar. Pode saber bem uns dias, mas rapidamente surgem os alarmes a dizer que o corpo precisa daquele esforço que nos faz sentir tão bem no final. E não é só uma questão de saúde ou bem estar físico, mas também, uma necessidade de competir, de tentar chegar mais longe ou fazer melhor do que já foi feito. É isso que justifica passar muitas horas a treinar, algo que quem está de fora pode nem sempre entender. Uns têm hobbies, outros preferem copos e jantaradas e outros preferem suar e levar o corpo a esforçar-se ao máximo. No fundo, cada um, à sua maneira, procura algo que estabeleça um equilíbrio na sua vida.
    S.f.f., soma a esses objectivos as X Milhas do Guadiana e quem sabe, talvez loucura total, a meia de Los Palacios, no dia a seguir ao Tróia/Sagres. Afinal, quem faz um Iberman pode pensar num desafio desses. E porque não também pensar no Olímpico de Sevilha, em Outubro? Mais que tempo para treinar.
    E quando quiseres combinar para treinar, apita.
    As melhoras dessa suposta metatarsalgia

    ResponderEliminar
  2. espero que essa passagem pelo lado negro da força tenha sido um "abreolhos"!!!
    assim sim já pareces a TriMãmã que conheço, não há como não conseguir pelo menos tentar equilibrar a nossa vida...
    grande força e bjs
    bom regresso ;)

    ResponderEliminar
  3. Ola lenia ,chamo-me ligia sou da zona de leiria penso estar com uma situacao identica, vou amanha ao fisio pedir opinião mas não consigo e não quero parar de treinar , faço os meus treinos regulares de corrida e ainda por cima tenho uma corrida marcas domingo próximo ...consigo correr so sinto dor no fim ..no entanto já comecei a fazer o Meu tratamento gelo anti inflamatório alongamento e massagem da zona ..apenas não consegui encontrar a tal almofada metatarsal em gel farmácias não tem , comprou As suas em alguma loja de ortopedia?

    Grata pela sua ajuda e partilha

    ResponderEliminar