domingo, 4 de agosto de 2013

Mini Mini Mini Maratona da Unicef






Soube há instantes através de comunicado da Inframoura que se conseguiu angariar cerca de 40 mil euros para a Unicef com a corrida de ontem à noite. Só por isto já valeu a pena ir corrê-la.

O título de tom repetitivo da palavra mini não tem outro significado senão de o de constatar que se tratou de uma corrida pequena. A marcha /corrida não chegou aos 3km e a maior não atingiu os 10km. De resto, funcionou tudo como numa mini-maratona. Gente, alegria, música e muito movimento!

Além dos fundos angariados, foi um evento especial porque tive oportunidade de correr lado a lado com vários queridos amigos e de poder ver muitas caras conhecidas mesmo ao lado de casa.

O meu pequenino correu com o avô na distância mais curta de cerca de 3km. Andou muito entusiasmado nos dias anteriores, preocupadíssimo se o percurso estaria bem sinalizado. 

Imaginem só se ele fosse o primeiro e depois se se perdesse?! :-) E essa sim era a grande preocupação deste pequeno grande atleta que no caminho para a prova me foi relatando como também já tinha estabelecido uma estratégia/ um plano para conseguir fazer uma boa corrida. "Começava assim, depois a meio fazia assim e a 100m do final fazia assado. "

Eu só sei é que assim que foi dado o tiro de partida, ele partiu que nem um foguete e por isso suponho lá se terá esquecido do planeamento técnico...
Eu, o Bruno e a Sandra, que está com o "power on". Go, go, go Sandra!!!

Luís, Sandra, Bruno, eu, Tânia e Isac

Os Night Runners : Cristina, Sandra, Marta, David, Bruno, eu e Nelson.
Malta da Joca Desporto aqui em grande!


O grupo anterior acompanhado do amigo Álvaro, grande atleta!
 A partida deu-se com tranquilidade. Ia satisfeita a pensar que teria pelo menos dois lebres que me acompanhariam. Mas esses dois amigos preferiram ir a desfrutar das sensações e ir nas calmas. 

Por um lado era o que gostaria de ter feito, mas por outro quis mais uma vez testar-me e ver em que estado está a parte mecânica. Ainda tentei seguir o amigo Luís Santos , mas só consegui ir atrás dele até cerca do km 4. A partir daí vi que era melhor manter o ritmo e ter cuidado com o pé.

Por volta do km7 corremos uma rua em que o piso é especial (para os carrinhos de golfe), é esburacado o que foi um martírio para mim, sempre que era obrigada a pisá-lo. Tive de baixar o ritmo e ir quase a saltitar. E apesar de achar que tinha feito um bom trabalho, o certo é que terminei a corrida com dores e a coxear.

As sensações, à excepção do pé, foram boas, apesar de ter hiperventilado mais do que queria. Mas tendo em conta os "treinos" quer em qualidade quer em quantidade, podia estar pior.

Infelizmente acho que a minha participação no trail das Terras do Grande Lago em Portel poderá estar comprometida, por causa do pé. Acho que posso continuar a treinar, mas apenas distâncias curtas até 8km de cada vez e a velocidade muito controlada. E pelo menos isso espero que seja possível, pois hoje acordei com dores no calcâneo e sempre que fico um pouco parada, para voltar a caminhar dói-me.

Mas queixumes à parte, a melhor recompensa foi ter chegado à meta e ter o meu filho e pai a torcerem por mim. Fantástico! Infelizmente não levei a minha pequenina, pois está um pouco constipadita.

Apesar de algumas críticas à organização e de muitas queixas de automobilistas, especialmente de fora, que viram as suas vidas/ férias transtornadas por ter sido cortado o trânsito em várias estradas e parte da avenida principal de Vilamoura, espero sinceramente que se continue a organizar eventos deste género no Algarve.

O percurso foi planeado de forma a não agredir muito o normal funcionamento do trânsito, mas como não há nada perfeito numa estreia, houve opções que poderão ser repensadas principalmente no que diz respeito à gestão e redireccionamento do trânsito na avenida principal, para uma próxima edição.

Temos pouquíssimas oportunidades destas aqui na região e se não as apoiarmos, dificilmente se repetirão, por isso deixo aqui o meu agradecimento à organização e a todos os patrocinadores. 

O resultado final foi positivo, a população residente e não residente aderiu, as pessoas mexeram-se, divertiram-se e contribuíram para uma causa. Venham mais iniciativas destas para o Algarve. E no Inverno também!!! Nessa altura, também se está bem no Algarve. Ui, ainda melhor, aliás!




Já no final, depois do "Quanto é que fizeste? Eu fiz...",
com alguns colegas do triatlo.
Gabriel, eu, Isac, Tânia, Luís, Igor e Rita.

Tudo suado, cansado, mas felizes!
Parabéns aos QNR2, estiveram muiiiito bem!










Boas corridas para todos!

5 comentários:

  1. É sempre bom puder correr em casa! Está prevista outra prova para dia 11 de Agosto em Montegordo. Até 6f!

    ResponderEliminar
  2. Olá. Parabéns pelo tempo. Nao nos conhecemos mas tb fui correr :) por acaso n sabe qd saem os resultados.? O meu tempo foi fraquinho 49:15 . Vocês costumam correr por quarteira para treinar? Isa Guimarães

    ResponderEliminar
  3. Olá Isa,

    Os resultados parecem estar atrasados!

    A Xistarca como entidade organizadora já os deveria ter online no seu site, mas de momento ainda não aparecem disponíveis. No site oficial da prova diz que deverão estar lá dentro de 2 semanas (????) os resultados definitivos.

    Quanto ao teu tempo, acho que está óptimo. Não era um percurso muito fácil. Eu dei o meu melhor e não fiz muito abaixo desse resultado.

    Normalmente os Quarteira Night Runners (temos página no facebook), encontram-se 1 x por semana à quarta-feira pelas 21h junto ao Terminal Rodoviário de Quarteira. É um grupo aberto a todos os níveis com muito boa disposição. É só verificar se nessa semana há treino, na página do FB e aparecer.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pela prova!!!!
    Adorei o seu relato e as fotos. Todos mandaram super bem. =)
    beijo e boas corridas.
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderEliminar