quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O meu Calcanhar de Aquiles


Ontem foi dia de ir a um novo podologista ( o anterior que consultei encontra-se de férias prolongadas, e como tenho alguma urgência em resolver o meu problema, achei melhor encontrar uma alternativa).

Foi em Loulé e apenas posso dizer que fiquei bastante satisfeita com a primeira consulta. Houve uma longa conversa, avaliação e tratamento das unhas traumatizadas.

Fiquei a saber que tenho mesmo de usar um n.º acima em todos os sapatos que uso, pois as múltiplas pancadinhas que os meus dedos sofrem sempre que batem lá à frente nos sapatos, estão a deixá-las muito fragilizadas. "Estas unhas são ossos do ofício" disse-me o podologista. Significando que mais cedo ou mais tarde, terei ocasionalmente este problema, se continuar a correr. Entretanto dois novos pares de sapatos de corrida no tamanho certo já estão encomendados.

A fascite plantar, a inflamação generalizada dos tendões deve-se sobretudo ao esforço tremendo das bases de apoio (deficientes) dos meus pés.  E assim, o próximo passo é a construção de palmilhas personalizadas que possam compensar essas falhas.

Os meus pés nasceram assim, e continuarão assim, não há nada a fazer. O esforço e o impacto que a corrida provoca nos meus pés não contribuem para a sua saúde, mas com alguma orientação do médico e as palmilhas, acredito que dentro de algum tempo, possa retomar as minhas corridas.

"Eu quero que continue a correr por muitos e longos anos" afirmou o podologista, deixando-me logo amplamente feliz por ter ali alguém que vê esperança para o meu caso.

Por enquanto, tenho feito apenas algumas caminhadas curtas. Felizmente, não tem havido muita dor, à excepção das unhas que batem nos sapatos, mas como qualquer corredor sabe, caminhar não me enche as medidas.

Ando, ando e ando e parece que a paisagem não se altera... Caminho há 40 minutos e nem uma gota de suor... No entanto tenho de admitir que uma caminhada logo pela manhã, é bastante agradável, e juntando a isto um programa radiofónico divertido, como o da Rádio Comercial, ainda melhor. Ando sempre de sorriso na cara!

Estou ansiosa por voltar a poder correr mas também com receio de voltar à estaca zero e ter de desenterrar muita motivação adormecida lá no fundo para voltar a enfrentar longos km. Mas é assim mesmo - já passei por isto várias vezes, não será a primeira vez que terei de recomeçar. O único bloqueio será o mental, de resto o corpo adapta-se rapidamente... Eu sei que sim...

Tenho confiança que vou melhorar, só não sei quando poderei voltar a planear novos desafios na corrida, que me encham as medidas.

Felizmente, existem sempre alternativas! A "Claudinha" têm andado um pouco encostada e assim penso que é a altura certa para me dedicar mais a ela. Com a invasão do Algarve quase a acabar, as estradas tornam-se um pouco mais suportáveis já em Setembro, altura ideal para recomeçar a pedalar.

Vamos lá, serra do Caldeirão!

2 comentários:

  1. Que consigas recuperar e "contornar" esse "defeito", que te causa esse problema!

    Estou certa que sim, que com as indicações certas, as palmilhas...vai tudo correr bem! Então a Lénia sem correr, alguma vez?!

    Beijinho e trata bem de ti!

    ResponderEliminar
  2. Trimamã, infelizmente, esta será mais uma pausa forçada na tua carreira de desportista-amadora-com-muita-vontade-de-ir-mais-longe. Custa porque queremos sempre voltar aos treinos o mais depressa possível. Mas aos poucos, garantidamente, estarás a correr o mesmo ou mais que corrias. Dá-lhe tempo. E sim, enquanto não te podes dedicar a sério à corrda, o ciclismo é OBRIGATÓRIO! Assim, em CAPS LOCK para não haver dúvidas. AH! E devia falar da natação?
    Força!

    ResponderEliminar