quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Back on Track


Mais que percorrer longos km, neste momento a minha prioridade é organizar-me mentalmente e começar a adoptar uma alimentação mais equilibrada, com menos açúcar, em especial. 

Comecei esta semana a tomar mais cuidado com o que consumo. Agora é um passo de cada vez a caminho de uma vida mais saudável!

Ontem à noite estreei-me a cozinhar tofu com quinoa e legumes salteados. Apliquei-lhe caril e fiquei satisfeitíssima com o resultado. 

Nem sempre é fácil cozinhar especificamente para mim, quando se tem uma família com duas crianças pequenas, mas também reconheço que não é impossível. Envolve apenas mais planeamento e organização.

Para quem ainda não está  muito familiarizado com a quinoa, trata-se de um alimento, um cereal com mais do dobro de proteína do trigo e outros cereais (com cerca de 14%), rico em aminoácidos essenciais, vitaminas, minerais e ácidos gordos.

Boas corridas e boas garfadas!

11 comentários:

  1. :) O importante é que entre quinoa e legumes salteados, não haja devaneios de Oreos e outras cenas a rebentar de calorias. De resto, excelente refeição. Procura sobretudo uma alimentação que nesta fase de regresso aos treinos seja rica em proteínas e procura sempre um equilíbrio com hidratos de carbono, que é oq ue te dá força para poderes treinar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, nada de devaneios... Nas próximas 2 semanas vai custar um bocado cortar com os doces, mas entretanto vou usando a fruta para ajudar a abafar os vícios dessa "droga" branca, o açúcar.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Oi Sílvio,

      A quinoa é carota. Ronda os 3,50€ por 250g.

      Eliminar
  3. Lenia, parabéns pelo blog. Visito aqui pela primeira vez. =]
    Gosto muito de quinoa e incluo nos pães, salada de frutas e iogurte. Força na sua reeducação alimentar!!!
    beijos
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Helena! Vou tentar manter-me na linha. Na fruta e nos iogurtes gosto de usar sementes de chia. Bjo.

      Eliminar
  4. Lénia,
    Estás certíssima, com filhos a cozinha vira de pernas pro ar.
    Já faz um tempo que cozinho em etapas e tempos diferentes. O que eu como não é o mesmo que os demais da família comem. No começo fica uma jornada dupla. Depois tu vais te adaptando e fazendo tuas refeições em porções , o que facilita muito. Costumo preparar em "lotes" semanais tudo o que vou ingerir, até os legumes. Fecho refeições sempre no final de semana e utilizo o freezer como braço direito e esquerdo nessa trabalheira paralela. O que é mais legal nesse processo todo, é ver a família adquirindo hábitos que se parecem com os meus. Nada drástico, mas todo a mudança é vista com orgulho por mim. Bjo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, ainda não estou nessa fase de cozinhar com antecedência para guardar para vários dias. Sempre tenho receio de comer os alimentos cozinhados há mais de 1 dia, mesmo armazenando no frigo, tenho ideia que perdem nutrientes, sem não forem logo cozinhados. Eu sei que a congelação permite preservar os nutrientes, mas ainda me faz confusão. Manias minhas, sei lá! Obrigada, bjo!

      Eliminar
  5. Olá! Com deixar a mensagem que gostei mto do blog! Ando em busca de inspiração para melhorar os meus tempos e gostei do que li aqui. Voltarei de certeza! Já agora, as melhoras na recuperação da lesão!

    ResponderEliminar
  6. Olá! Com deixar a mensagem que gostei mto do blog! Ando em busca de inspiração para melhorar os meus tempos e gostei do que li aqui. Voltarei de certeza! Já agora, as melhoras na recuperação da lesão!

    ResponderEliminar
  7. Olá Lénia. Podes me explicar como cozinha a quinoa? tentei fazer como os cuscus e n correu grande coisa :(
    obrigada e boas corridas!

    ResponderEliminar